30.04.2025 às 09:00h - atualizado em 30.04.2025 às 09:32h - Geral
Após a recente criação da Associação dos Autistas de Iporã do Oeste, o município está dando importantes passos para a construção da Casa dos Autistas, um espaço que visa oferecer suporte especializado para crianças com transtorno do espectro autista (TEA) e suas famílias. O projeto contará com a parceria do Marco da Infância e Juventude e apoio financeiro do governo federal.
Conforme o vereador de Iporã do Oeste, Alexandre Barros, a ideia de criar uma associação e a casa dos autistas surgiu durante um encontro com o presidente do Marco da Infância e Juventude, Evandro Dalmolini, durante um congresso de vereadores em Florianópolis.
Segundo Barros, Dalmolini garantiu um recurso inicial de R$840 mil reais para a realização da obra, porém, podem haver ajustes conforme o número de habitantes do município. A administração municipal de Iporã do Oeste também contribuirá com a cessão do terreno para a obra.
Alexandre Barros destaca que há uma possibilidade de formar um consórcio regional para que a Casa dos Autistas possa atender pessoas de outros municípios. O vereador explica que a estrutura será voltada não apenas para os autistas, mas também para suas famílias, que muitas vezes enfrentam dificuldades para acessar atendimento especializado.
Entre os serviços previstos para a Casa dos Autistas estão atendimentos com psicólogos, psicopedagogos e professores especializados. A expectativa é de que a estrutura também gere empregos para profissionais da área da saúde e educação.
Recentemente, a Câmara aprovou a contratação de seis profissionais de apoio, medida que também contribuirá com o atendimento à causa. Embora ainda não haja previsão para o início das obras, o vereador afirmou que a Casa será estruturada com profissionais capacitados desde o início.
A ideia segundo o vereador de Iporã do Oeste, Alexandre Barros é avançar com o tempo e incorporar atividades como a equoterapia, conforme a demanda e os recursos forem sendo ampliados.
A associação também está com data marcada para a posse da nova diretoria, que acontecerá no dia 07 de maio, no Centro Multiuso. A cerimônia terá a finalização do estatuto da associação, que visa unir esforços para fortalecer a causa autista no município e garantir mais qualidade de vida para os assistidos.
Comentar pelo Facebook