30.04.2021 às 10:26h - Geral

Hemosc de Chapecó precisa de cinco tipos de sangue

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Hemosc de Chapecó precisa de cinco tipos de sangue
Divulgação

O Hemosc de Chapecó está novamente em alerta com a falta de alguns tipos de sangue em seus estoques. A informação é da coordenadora de captação de doadores, Eliana Ribicki. De acordo com ela, desde o começo da pandemia em março do ano passado a situação é crítica e vem piorando em alguns momentos do ano.

Segundo ela, após o feriadão de Páscoa deste ano, os níveis dos estoques caíram drasticamente. Conforme ela, a piora ocorreu pois houve um consumo expressivo de sangue e pouca doação. Eliana explicou que muitas pessoas que acabaram se envolvendo em acidentes precisaram de sangue, além dos pacientes internados com Covid-19.

Ela afirmou que atualmente o Hemosc de Chapecó está precisando de cinco tipos de sangue. Ela destacou que no momento, os estoques dos tipos, A+ e O + estão em alerta e os tipos A-, B- e O- estão reduzidos. Já os outros tipos estão com seus estoques adequados.

A profissional esclareceu que é de extrema importância a doação de sangue, visto que uma única doação serve para até quatro pacientes. Ela ressaltou que os estoques baixos não são apenas em Chapecó, mas sim em todo o estado de Santa Catarina.

Eliana Ribicki comentou que o Hemosc de Chapecó fornece sangue para mais de 40 hospitais das regiões Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina. Ela disse que, ao todo, são atendidos 42 hospitais, abrangendo dessa forma, 86 municípios.

Ela declarou que os interessados em doar sangue devem ligar para o Hemosc e realizar o agendamento da coleta. Os números são o 3700-6401 e 3700-6410. Outra opção é pelo site, no endereço eletrônico, www.hemosc.org.br. O atendimento é de segunda a sexta a partir das 7h às 16h. Alguns atendimentos também são realizados eventualmente aos sábados. O calendário completo pode ser conferido no site da Hemosc.

A coordenadora de captação de doadores, Eliana Ribicki lembrou que os doadores podem ficar tranquilos quanto a Covid-19, pois todos os cuidados na coleta de sangue estão sendo tomados no Hemosc de Chapecó. Ela citou que todos os protocolos estão sendo seguidos à risca com o objetivo de evitar um possível contágio do coronavírus.

Ela salientou que as pessoas que contraíram Covid-19 ou que tiveram contato com algum familiar que teve a doença podem fazer a doação de sangue sem nenhum problema. Eliana explicou que quem contraiu a doença deve respeitar o período de 30 dias sem sintomas e quem teve contato com algum infectado deve doar após 15 dias.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.