30.01.2022 às 20:11h - atualizado em 30.01.2022 às 20:31h - Geral

VÍDEO: cortejo marca despedida de ex-prefeito de São José do Cedro

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

VÍDEO: cortejo marca despedida de ex-prefeito de São José do Cedro
Ivan Guilherme e Maruhan França/Portal Peperi

O cortejo pelas ruas da cidade de São José do Cedro marcou a despedida do presidente da Cidasc, Plínio de Castro, também ex-prefeito do município.

O presidente faleceu no último sábado, 29, aos 60 anos de idade, no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, onde passou mais de dez dias internado na UTI devido a um acidente vascular cerebral hemorrágico secundário à ruptura de um aneurisma cerebral. Na madrugada de segunda-feira, 17, Plínio teve um mal-estar e tinha sido levado ao Hospital Cedro, por volta das 2h, para o primeiro atendimento. Um pouco mais tarde, por volta das 3h, o presidente precisou ser encaminhado para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste e na tarde do mesmo dia foi transferido para a unidade hospitalar de Chapecó, onde foi diagnosticado e realizado o tratamento. Durante o período de internação, Plínio até esboçou movimentações involuntárias, mas não resistiu e morreu neste sábado.

Plínio de Castro foi prefeito de São José do Cedro por dois mandatos, entre 2013 e 2020; foi secretário de Agricultura entre 1989 e 1992. Foi vereador de 1996 a 1999; vice-prefeito de 2000 a 2009, além de ter sido presidente do Hospital Cedro e suplente de deputado Estadual. Em fevereiro de 2021, foi convidado pelo governador, Carlos Moisés, para assumir o cargo de presidente da Cidasc, onde permaneceu até então. Na última entrevista para a Rádio Cedro FM, emissora da Rede Peperi, Plínio anunciava seu nome como possível candidato a deputado Federal, pelo PP, nas eleições deste ano.

Durante este domingo, 30, a Peperi acompanhou os últimos momentos de despedida de familiares, amigos, conhecidos e comunidade cedrense e regional. O corpo de Plínio havia chegado por volta das 13h10 no CTG Mate Amargo, onde foram realizadas homenagens e missa com corpo presente, conduzida pelo padre da Igreja Matriz São José, Sérgio Melz. Em suas palavras, o pároco lembrou do relacionamento e do último encontro em vida com o Plínio.

O microfone também foi usado pelo senador, Esperidião Amin, amigo pessoal do presidente da Cidasc, que da mesma forma lembrou do bom relacionamento com Plínio. O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, também fez o uso da palavra e lembrou da amizade de pouco mais de um ano com De Castro. Após isso, por volta das 18h, o caixão foi lacrado para início do cortejo que durou pouco mais de 50 minutos, sendo encerrado em frente ao quartel dos bombeiros de São José do Cedro. O corpo de Plínio de Castro foi levado para o crematório de Francisco Beltrão/PR, onde será cremado. A família também autorizou a doação dos órgãos que poderão ajudar cerca de dez pessoas.

Além das autoridades do Estado catarinense, prefeitos e vices, vereadores, secretários, servidores públicos de São José do Cedro e região estiveram presentes no velório. Inclusive o prefeito em exercício do município, Elmar Hentz e esposa, além do prefeito, João de Andrade e esposa.

Plínio de Castro deixa dois filhos, Hermógenes e Caetano de Castro, além da esposa Zaíra de Castro.


Foto(s): Ivan Guilherme e Maruhan França/Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.