29.08.2025 às 16:31h - atualizado em 29.08.2025 às 17:56h - Meio Ambiente

Agrofloresta ASAs completa 10 anos de cuidado com a natureza

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Agrofloresta ASAs completa 10 anos de cuidado com a natureza
Foto: Nei Albring

O projeto Agrofloresta ASAs completa 10 anos na comunidade de Beato Roque, em São João do Oeste. O Agricultor, Nei Albring, destaca que esta é uma ideia recente na região, porém já existem iniciativas com mais de 40 anos no Brasil. O sistema de produção busca um equilíbrio natural com a natureza, com diversas espécies, sem o uso agrotóxicos. Para ele, o sistema é viável.

“É um sistema de produção que imita os processos da natureza, substituindo o monocultivo por um sistema de consórcios, com árvores, frutas, hortaliças, plantas medicinais, animais e abelhas em um mesmo ambiente. O objetivo é buscar um equilíbrio natural com maior qualidade de vida” diz.

O projeto agrofloresta, no interior de São João do Oeste, possui área de 30 mil metros quadrados, com seis propostas diferentes buscando em locais que já são referências. Segundo Nei Albring, aproximadamente 4 mil pessoas já visitaram o local em busca de maior conhecimento sobre este sistema de produção integrado com a natureza.

A agrofloresta reduz custos de produção e melhora a qualidade de vida, sem uso de produtos químicos e adotando processos tradicionais na produção de alimentos, atingindo também mais qualidade dos produtos.

No espaço de três hectares ocorrem atividades de educação ambiental, ecoturismo, cultivo de plantas medicinais, bioconstruções e psicultura natural.

O Agricultor observa um crescimento no interesse por este sistema. A busca por atender demandas ambientas em pauta no mundo geram valorização ao sistema de agrofloresta.

“Hoje se observa uma mobilização de famílias, agricultores, estudantes, nutricionistas, médicos e terapeutas que buscam ideias sustentáveis e tentam entender o sistema de agrofloresta. As pessoas estão valorizando a produção de alimentos saudáveis e o convívio em harmonia com a natureza” aponta Nei.

Nei Albring explica que a principal diferença para o agronegócio é a forma de utilização do solo. No sistema do agro, ocorre o plantio de uma ou duas espécies em determinada área. Já no agrofloresta existe até 30 espécies em um sistema biodiverso.

Foto(s): Nei Albring

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.