29.08.2024 às 10:06h - atualizado em 29.08.2024 às 10:16h - Bombeiros

Sargento dos Bombeiros de Iporã do Oeste ministra aulas em escola de SP

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

Sargento dos Bombeiros de Iporã do Oeste ministra aulas em escola de SP
Fotos: Geovan Boufler

Integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foram convidados pelo segundo ano consecutivo pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, para estarem repassando instruções no Curso de Busca e Salvamento Urbano. As instruções aconteceram nos dias 21 e 22 de agosto, na Escola Superior de Bombeiros, em Franco da Rocha.

Entre os participantes está o sargento da guarnição do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste, Geovan Boufler.

Conforme ele, ser convidado para ser instrutor do curso e compartilhar todos os conhecimentos adquiridos ao longo da profissão é gratificante e satisfatório e mostra o quanto a corporação local é uma referência nacional em participar de atendimentos em ocorrências de deslizamentos e outros desastres naturais.

O curso de busca e salvamento urbano tem por objetivo promover a habilitação dos bombeiros para atuarem em missões de socorro tanto nacionais quanto internacionais. Ao longo dos dois dias de instrução, divididos em teoria e prática, foram repassadas diferentes técnicas de ação.

O Sargento da Corporação de Iporã do Oeste enaltece que esse é um momento muito importante no qual é feito uma troca de aprendizados e experiências que podem ser aplicadas nos momentos críticos, garantindo maior êxito no trabalho.

Geovan Boufler cita que durante o curso foram repassadas instruções sobre a mecânica dos solos, segurança em operações, técnicas de desmanche, com ênfase em desmanche hidráulico, técnicas de escoramento, sondagem de áreas deslizadas e autossalvamento.

Boufler destaca que o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina possui vasta experiência acumulada em ocorrências de desastres naturais, devido às condições climáticas do estado, que trazem acúmulo de chuvas e consequentemente a ocorrência de deslizamentos.

O sargento menciona que integrantes do Corpo de Bombeiros do Estado iniciaram a intervenção em áreas deslizadas em 2008, no desastre no Morro do Baú, nas cidades de Blumenau e Ilhota. Desde então, a atuação se tornou mais frequente e em diversas regiões do país, como nos rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho, em 2015 e 2019, Recife e Petrópolis, além de outras missões nas cidades de Rodeio, Presidente Getúlio.

No mês de junho deste ano, uma operação com 165 bombeiros militares e 28 cães de busca atuaram na busca e resgate de pessoas e animais no Estado do Rio Grande do Sul, após ser atingido pelas enchentes.

Foto(s): Geovan Boufler/Bombeiros

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.