29.06.2023 às 05:50h - atualizado em 29.06.2023 às 05:51h - Polícia
O 11º Batalhão de Polícia Militar da Fronteira com sede em São Miguel do Oeste segue realizando ações no programa Rede de Vizinhos.
A informação foi divulgada no RPN 2ª Edição pelo tenente-coronel e comandante, Alciones Pulga, que destacou que o programa é desenvolvido em todos os municípios de abrangência do batalhão.
Ele lembrou que a ação teve início em 2017 e desde então foram criados 58 grupos no WhatsApp em São Miguel do Oeste, totalizando quase duas mil pessoas participantes, apenas no município.
Ele explicou que a ideia é manter um policial militar como administrador do grupo onde são coletadas informações que visam oportunizar que a Polícia Militar se antecipe em situações suspeitas de crimes diversos, sendo que nesses grupos, participam pessoas que residem próximas umas das outras, oportunizando dessa forma, uma troca de informações entre si.
Alciones Pulga comentou que além desse programa tradicional, também existe em São Miguel do Oeste o Rede de Vizinhos Financeiro que conta com a participação das instituições financeiras da cidade.
Ele disse que o formato de funcionamento é basicamente o mesmo do programa original e pontuou que desde a sua criação, a Polícia Militar não registrou nenhum incidente em qualquer agência bancária, haja visto que as informações repassadas para a PM foram fundamentais para evitar qualquer crime dessa natureza.
Ele orientou que as pessoas que querem fazer parte da Rede de Vizinhos precisam buscar informações no próprio batalhão, onde todas as orientações serão repassadas.
Alciones Pulga frisou que em relação aos municípios de abrangência do batalhão, todos os 26 contam com grupos da Rede de Vizinhos, sendo que dessa forma, 8.500 pessoas integram o programa, sendo que a participação é expressiva e tem aumentando todos os meses com a adesão de novos moradores.
O comandante enalteceu o auxílio vindo dos grupos e pontuou que nos locais que possuem Redes de Vizinho os índices de criminalidade são menores que em locais que não possuem o programa em funcionamento.
Comentar pelo Facebook