29.06.2022 às 21:07h - atualizado em 30.06.2022 às 14:12h - Prefeitura

SJO faz adequações no saneamento básico para atender exigências

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

SJO faz adequações no saneamento básico para atender exigências
Foto: Ascom

Município de São João do Oeste passa por adequações no sistema de tratamento de esgoto sanitário no centro da cidade. Objetivo é a regularização das fossas do esgoto sanitário das residências e estabelecimentos comerciais.

O Engenheiro Sanitarista e Ambiental, William Arenhardt, lembra que estão sendo feitas obras significantes nas Ruas Santa Catarina e Santa Cruz, no centro da cidade. Ele reconhece transtornos e a necessidade de notificações dos proprietários das edificações para unificar o sistema em todos os imóveis. As construções antigas inviabilizam inclusive espaço nos terrenos e neste caso as fossas são instaladas no passeio público que está sendo padronizando. Conforme ele, é uma questão de saúde, saneamento e infraestrutura da área urbana.

William Arenhardt chama atenção que outras áreas da cidade também fazem parte de um cronograma de trabalho para os próximos anos. Os investimentos são necessários e precisam ser feitos pelo poder público e também proprietários de imóveis, visando atender uma exigência legal.

O Engenheiro Sanitarista e Ambiental lembra que no dia 05 de julho ocorre reunião na Câmara de Vereadores de São João do Oeste com o Ministério Público da Comarca de Itapiranga. A promotoria vai expôr as exigências e debater questões ambientais no município com foco em ações conjuntas. A prefeitura vem tendo seguidos diálogos com órgãos ambientais para ajustes nas políticas públicas e ações de preservação ao meio ambiente.

A Lei do Marco Legal do Saneamento estabelece 90% de atendimento em sistema de esgoto sanitário até 2033. São João do Oeste também possui um TAC - Termo de Ajuste de Conduta com a Promotoria desde 2012, quando iniciaram as ações para adequar de forma correta o saneamento básico na cidade. Segundo o Engenheiro Sanitarista e Ambiental, William Arenhardt, são várias metas que precisam ser atendidas.

Ele considera que os proprietários de imóveis estão colaborando e o município também faz sua parte para o resultado final atender as exigências. O município optou pelo sistema de tratamento individualizado do esgoto, em virtude da dificuldade em instalar uma rede coletiva.

Foto(s): Ascom

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.