29.03.2022 às 16:43h - Geral

MAB define novas ações em municípios da região

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

MAB define novas ações em municípios da região
Foto: Divulgação

Movimento dos Atingidos por Barragem está definindo novas ações nos municípios da região. Meta é garantir investimentos e evitar construção de barragens no Rio Uruguai.

As informações são do Coordenador do MAB em Santa Catarina, Pedro Melchiors. De acordo com ele, várias ações foram debatidas na semana passada em reunião com representantes dos municípios de Mondaí, São João do Oeste, Itapiranga e Caiçara, no Rio Grande do Sul.

A reunião em Sede Capela, interior de Itapiranga, serviu para reforçar o compromisso do Movimento dos Atingidos por Barragens em diferentes. O coordenador aponta como a principal referência a luta de mais de 40 anos de resistência a construção da barragem no Rio Uruguai, em Itapiranga.

Com envolvimento de lideranças de vários seguimentos, o MAB já teve várias vitórias contra a obra que é considerada desnecessária e de grande impacto negativo ambiental e econômico. Entre as ações de destaque para este ano, Pedro Melchiors aponta a necessidade de buscar informações no governo federal sobre a modificação do projeto para a estrutura de barragem em Itapiranga e outras duas hidrelétricas binacionais que estão previstas no Rio Uruguai.

O debate envolve a comissão interestadual dos atingidos em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Segundo Melchiors, o MAB mantém suas bases fortes e procura evoluir no debate para evitar danos irreversíveis ao meio ambiente e a economia regional.

Outra bandeira defendida pelo Movimento dos Atingidos por Barragens é para investimentos do governo estadual no asfalto da SC 283, a estrada Beira Rio de Itapiranga a Mondaí, que o MAB defende esta estrutura de rodovia na região.

Pedro Melchiors defende ainda maior investimentos em energias alternativas que já ganham espaço e com resultado positivo. Ele cita como exemplo o Projeto de Biogás na comunidade de Santa Fé Baixa em Itapiranga. Já foram feitos investimentos superior a 10 milhões de reais, porém a central ainda não foi acionada. Segundo Melchiors, técnicos farão nova avaliação nos próximos dias para definir a geração de energia elétrica a partir de desejos suínos.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.