29.03.2021 às 13:47h - atualizado em 29.03.2021 às 14:54h - Geral

VÍDEO: Peperi completa 62 anos no ar e consolida importância regional

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

VÍDEO: Peperi completa 62 anos no ar e consolida importância regional
Cristian Lösch / Portal Peperi

A Rádio Peperi está completando 62 anos no ar nesta segunda-feira, 29. A emissora, que na época tinha o nome de Rádio Colméia, foi inaugurada no dia 29 de março de 1959. Desde então, a Peperi cresceu e se tornou uma das emissoras mais importantes do estado de Santa Catarina, estando presente nos momentos mais marcantes da história do município, levando entretenimento e informação para a comunidade. A rádio Peperi, antiga Peperi AM 1370, opera atualmente no sinal de FM na frequência de 99.9.

Segundo o radialista, Valmor De Bona, a Rádio Peperi é tudo para a região e sem ela o extremo-oeste não seria o mesmo. O funcionário mais antigo da Peperi esteve no Peperi Entrevista e lembrou o primeiro dia de trabalho na emissora. Ele começou no dia 11 de novembro de 1960 e entrou na emissora para ocupar uma vaga de operador técnico. Atualmente, o setor é informatizado e todas as músicas, comerciais e entrevistas estão em sistemas digitais. Na época em que De Bona começou a trabalhar na rádio, as músicas e alguns comerciais eram em LPs de 78 rotações e a maioria das propagandas era ao vivo. O primeiro endereço da rádio Colmeia foi na avenida Willy Barth, em frente ao Super Vipi da cidade alta.

Com 60 anos de trabalhados prestados à rádio Peperi, Valmor De Bona é reconhecido em todo o estado pelas transmissões externas realizadas ao longo dessas seis décadas. No Peperi Entrevista ele lembrou algumas transmissões históricas e difíceis, como por exemplo, a cobertura de um jogo de futebol em Criciúma. Ele conseguiu resolver um problema técnico ligando os fios de telefone direto na maleta de transmissão cinco minutos antes do início do jogo. De Bona recordou que o diretor da Peperi, Adilson Baldissera, ajudou a resolver o problema. Outra transmissão marcante foi a transmissão em Descanso em que a missa foi atrasada para que um problema técnico fosse resolvido. Valmor destacou que as dificuldades eram superadas e a Peperi nunca deixou de transmitir um evento programado.

De acordo com o Diretor da Peperi, Adilson Baldissera, a importância da Peperi se consolidou ao longo dos últimos 62 anos. Ele assumiu o comando da emissora depois do falecimento de Ademar Baldissera em 1997. Ele explicou que trocou a equipe e adotou uma nova forma de trabalho. Baldissera comentou que outra ação importante foi a renovação dos equipamentos e estrutura da rádio que culminou com a migração para o canal de FM. Ele lembrou que a modernização da emissora em todos os sentidos é um trabalho constante e que a Peperi tem um papel fundamental para toda a comunidade regional.

- OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA NO PEPERI ENTREVISTA!

- CLIQUE AQUI E ASSISTA O VÍDEO COMPLETO!

Foto(s): Cristian Lösch / Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.