29.03.2021 às 17:33h - Geral
Desde a municipalização do sistema de abastecimento d’água em São José do Cedro, o município não sofreu impactos com estiagens. Vários outros municípios da região sofrem impactos negativos em períodos longos sem chuva onde o sistema de distribuição de água não é próprio. Esta foi a afirmação do Engenheiro Sanitarista, Diego Smanhotto.
Segundo ele, alguns municípios do estado fizeram visita à estação de tratamento de água para analisar os procedimentos de municipalização do sistema. O engenheiro salientou que nos últimos anos da distribuição própria, o SEMAE gerou lucro financeiro expressivo para o município. Com essas sobras mensais, é possível realizar investimentos em pontos que precisam de reparos. Além disso, a administração avalia a ampliação de reservatórios de água.
Atualmente são mais de um milhão de litros em caixas d'água no perímetro urbano. Conforme ele, um dos motivos deste estudo de ampliação, se deve a precaução com reparos no sistema que poderão demandar um tempo maior de manutenção.
SEMAE realizou investimentos em reservatórios de água no interior nos últimos anos. As linhas que mais sofriam com a falta de água, principalmente em períodos de longa estiagem, eram Monte Castelo, São Roque, Assentamento e região. Segundo o engenheiro sanitarista, a rede de distribuição ainda sofre em alguns pontos devido a declividade das comunidades. Mas destacou que são problemas possíveis de solução. Diego disse que o SEMAE atende 24 horas por dia e em caso de emergência, os moradores podem entrar em contato com a empresa pelo telefone que consta na fatura de água.
Comentar pelo Facebook