29.03.2021 às 17:40h - atualizado em 30.03.2021 às 07:08h - Geral
Desde o início deste ano, a sala do empreendedor junto a prefeitura, registrou um expressivo número de abertura de novas empresas. A informação é da Secretária de Desenvolvimento em São José do Cedro, Kelly Figueiró.
Segundo ela, foi realizado um levantamento sobre a quantidade de novos registros dos primeiros 70 dias da administração do prefeito João de Andrade e do vice, Elmar Hentz. De acordo com a secretária, foram 60 novos CNPJs registrados no município, destes, 44 são Microempreendedores Individuais, os MEIs. Este tipo de registro possui facilidades para abertura, como arrecadação única de tributos.
Ao se tornar um MEI, dentre outros benefícios, o autônomo passa a ter o amparo do INSS. Ela destacou que o microempreendedor individual pode possuir um colaborador formalizado. Já a abertura de microempresas neste ano, foram registradas ao todo 16 novos empreendimentos.
As declarações de faturamento de microempresas devem ser realizadas até 31 de maio. Segundo a secretária, o proprietário de ME já pode solicitar o documento para a prestação de contas, além de outros como a renovação do alvará de funcionamento.
A microempresa que optar em não declarar o faturamento no prazo estipulado, estará sujeita a pagamento de multas. Além disso, poderá ter seu CNPJ bloqueado e o alvará de funcionamento suspenso, e não poderá emitir boletos referentes ao pagamento de outras taxas do ano seguinte.
Comentar pelo Facebook