29.01.2025 às 14:09h - Agricultura

Itapiranga possui apenas 5% de propriedades com georreferenciamento

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

 Itapiranga possui apenas 5% de propriedades com georreferenciamento
Foto: Ilustrativa

Itapiranga está registrando aumento da procura pelo georreferenciamento em 2025. O prazo para a conclusão de processo para propriedades com menos de 25 hectares encerra em novembro deste ano. A medida é obrigatória para a realização de mudanças nos documentos da propriedade, como em caso de vendas ou construções.

Conforme o Tecnólogo Ambiental de Itapiranga, Eduardo Scain, o georrefenciamento está recebendo atenção especial dos produtores rurais neste início de ano. Ele menciona que em janeiro, a procura aumentou cerca de 60 por cento, em relação ao ano passado. De acordo com ele, alguns produtores apenas buscam as informações, mas a procura tem sido considerável.

Para construções, georreferenciamento já está sendo cobrado. Conforme o Tecnólogo, Eduardo Scain, a medida facilita a vida do produtor rural, com a definição correta dos limites da propriedade. Para o Tecnólogo, não haverá problemas nas divisas com o georrefenciamento feito. Segundo Scain, o processo está sendo cobrado em construções.

Ele cita que é fundamental os produtores começarem a procurar uma forma de regularizar as propriedades. Ainda não existe punição para os agricultores. Entretanto, para compra e venda de imóveis, desmembramento parcelamento e transferências, o documento é obrigatório. Para Scain, o georrefenciamento irá auxiliar os produtores. A expectativa é de atingir pelo menos 50% de regularizações neste ano.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.