28.12.2021 às 10:40h - Geral

Programa Gestão Ambiental do Conder deve atender 27 municípios em 2022

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Programa Gestão Ambiental do Conder deve atender 27 municípios em 2022
Foto Arq. Maria Eduarda/ Portal Peperi

O programa Gestão Ambiental do Conder está finalizando o segundo ano de existência na região Extremo Oeste de Santa Catarina com números extremamente positivos. A afirmação é do prefeito de Guarujá do Sul e presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional, Claudio Junior Weschenfelder.

De acordo com ele, neste ano houve um aumento na demanda de licenças ambientais, bem como de municípios atendidos. Na comparação com o ano passado houve um incremento de quase 600 pedidos de licenças ambientais no período de janeiro a novembro deste ano. Até o mês passado, o programa Gestão Ambiental do Conder recebeu 1.836 pedidos de licenças ambientais. Já em 2020 o número dos 11 meses foi de 1.245 processos.

Segundo o prefeito de Guarujá do Sul e presidente do Consórcio, Claudio Junior Weschenfelder, o tempo de resposta média, ou seja, do início do procedimento até o desfecho final também diminuiu. No ano passado essa demora era de 52 dias e neste ano o tempo reduziu para 30 dias. Ele frisou que o Conder está cumprindo a promessa feita aos municípios de que o trabalho seria realizado de forma ágil, porém, respeitando todos os procedimentos e leis vigentes.

Weschenfelder comentou que as atividades não constantes que envolvem procedimentos simplificados são as responsáveis pelo maior número de solicitações de licenças ambientais nesse ano nos municípios atendidos pelo programa Gestão Ambiental do Conder. Ele explicou que se encaixam nesse quesito questões que envolvem compra de tratores, confinamento de gado e instalação de placas solares em telhados. Em seguida aparecem no ranking, as atividades fotovoltaicas, suinocultura, avicultura e as relacionadas a reservatórios artificiais de água.

Ele ressaltou que o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional está com uma boa expectativa para o ano de 2022. Claudio Junior Weschenfelder revelou que para o ano que vem a estimativa é que o volume de licenças ambientais cresça na região, além do incremento de novos municípios ao programa Gestão Ambiental do Conder.

Ele pontuou que em 2020 a equipe atendia apenas os 19 municípios associados a Ameosc. Já nesse ano houve a chegada dos municípios de Maravilha e Romelândia. Ele projetou que o programa Gestão Ambiental do Conder deve receber mais seis municípios no ano que vem. Ele salientou que Palmitos está em processo de tramitação para que também possa ser atendido pelo órgão. Já Tigrinhos, Santa Terezinha do Progresso, Cunha Porã, Saudades e Caibi estão com a proposta nas câmaras de vereadores.

Caso os documentos sejam aprovados, todos esses municípios passarão a ser atendidos pelo Conder, totalizando 27 cidades de abrangência do programa Gestão Ambiental.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.