28.11.2025 às 08:57h - atualizado em 28.11.2025 às 09:47h - São Miguel do Oeste

Famílias em áreas de risco recebem orientação sobre programa habitacional em SMO

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Famílias em áreas de risco recebem orientação sobre programa habitacional em SMO
Foto: Divulgação, Ascom

A Prefeitura de São Miguel do Oeste, por meio da Comissão do programa habitacional Vila Nova II, intensificou nesta quinta-feira, 27, a ação de campo com foco em famílias que vivem em áreas de risco ou de possível risco no município. A atividade conta com o apoio técnico da Defesa Civil e tem como principal objetivo garantir que todas as famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso à informação sobre o edital aberto.

Segundo o diretor de Habitação e Regularização Fundiária, Sidenei Caureo da Silva, muitos moradores deixam de participar por falta de conhecimento. “Queremos garantir que todas as famílias em situação vulnerável saibam que existe um edital aberto e que podem participar. Muitas vezes, por falta de informação, elas deixam de aproveitar a oportunidade de conquistar uma moradia digna”, explica.

Durante as visitas, os representantes da Comissão orientam sobre os critérios do edital, documentação exigida e etapas do processo seletivo. A presença da Defesa Civil também permite identificar áreas com risco real, ampliando o alcance das medidas preventivas.

As comunidades visitadas nesta etapa incluem áreas próximas à garagem da Prefeitura, na Rua Alberico Azevedo (esquina com a Rua Guanabara), além dos bairros Sagrado Coração e Santa Rita – neste último, com foco nas casas localizadas no final da Rua Miguel Ângelo, próximas à Estação de Tratamento de Esgoto.

No bairro Santa Rita, a Prefeitura já havia iniciado um levantamento técnico em 2024, por meio da equipe de topografia. O estudo identificou residências em áreas de preservação permanente (APP) e próximas da Estação de Tratamento, servindo de base para ações futuras.

Já na região próxima ao riacho Guamerin, identificada no ano passado, parte das famílias já entregou os documentos necessários para se habilitar ao programa.

O edital, que contempla 15 casas no conjunto habitacional Vila Nova II (três delas já prontas com recursos próprios do município), é destinado a famílias de baixa renda. A entrega da documentação começou em 5 de novembro e segue até 5 de dezembro de 2025.

“A nossa intenção é regularizar, orientar e dar oportunidade. Queremos que essas famílias tenham acesso a uma moradia segura e adequada. Por isso, vamos até elas, levamos a informação e explicamos as condições do edital”, reforça Sidenei.

A Administração Municipal garante que seguirá acompanhando as áreas de vulnerabilidade habitacional, com ações voltadas à segurança, dignidade e melhor qualidade de vida para as famílias de São Miguel do Oeste.

Fonte: Ascom

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.