28.11.2025 às 17:16h - São Miguel do Oeste
São Miguel do Oeste inicia neste 1º de dezembro a campanha Dezembro Vermelho, voltada à prevenção do HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis. Ao longo de todo o mês, unidades de saúde e Estratégias Saúde da Família (ESFs) vão intensificar a oferta de testagens rápidas para HIV, hepatites B e C e sífilis.
A mobilização, que acontece anualmente, será ampliada neste ano com ações específicas em cada bairro. As unidades de saúde devem organizar manhãs ou tardes de testagens, além de rodas de conversa e distribuição de materiais informativos e preservativos.
Para marcar o início da campanha, uma ação especial será realizada nesta sexta-feira, 1º, em frente ao Posto Central de Saúde, próximo à Delegacia Regional. Profissionais da saúde vão distribuir autotestes de HIV, orientar a população e reforçar os cuidados de prevenção durante todo o dia.
Segundo o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), São Miguel do Oeste é referência no atendimento a pessoas com HIV/AIDS em 33 municípios da região do Extremo Oeste de Santa Catarina.
A campanha reforça a importância do diagnóstico precoce, do tratamento contínuo e do combate ao preconceito — pilares fundamentais na luta contra o HIV.
Comentar pelo Facebook