28.10.2024 às 13:58h - atualizado em 29.10.2024 às 13:56h - Agricultura
Empresa já está atuando em vários municípios do Extremo Oeste. Objetivo é dar destino correto para animais mortos. Itapiranga inicia em novembro a recolha de carcaças de bovinos. Município aderiu ao programa liderado pela empresa Compoeste para a recolha de animais mortos.
Conforme o Secretário da Agricultura, Eusebio Tavares, o custo para a prefeitura será de R$611,50 por animal recolhido, pois o subsídio será 100% do valor. O proprietário do animal não terá custos, porém precisa seguir algumas regras, como deixar a carcaça em local que permite acesso do caminhão da recolha. Também é solicitado cobrir o animal com lona.
De acordo com Eusebio Tavares, Itapiranga registra em média 900 enterros de animais por ano, porém incluindo, suínos grandes que são enterrados e frangos quando ocorre morte em maior quantidade. A empresa possui autorização para incinerar apenas bovinos e equinos e com isso terá redução no número registrado anualmente em Itapiranga.
De acordo com o Secretário da Agricultura, Eusebio Tavares, o município possui 38 mil bovinos registrados. O investimento anual será de R$500 mil para realização deste serviço. Tavares chama atenção para o ganho sanitário e ambiental, com monitoramento por órgãos de controle como Ministério Público, Cidasc, Ministério da Agricultura e Conder.
Comentar pelo Facebook