28.10.2020 às 07:19h - Política

Definidos deputados que julgarão Moisés no 2º processo de Impeachment

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Definidos deputados que julgarão Moisés no 2º processo de Impeachment
Divulgação Alesc

Os cinco deputados estaduais que vão participar do tribunal de julgamento do segundo processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés foram definidos na tarde desta terça-feira, 27. Os nomes foram escolhidos por votação no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Cataria.

Os deputados eleitos para completar o tribunal misto foram: Valdir Cobalchini (MDB), Fabiano da Luz (PT), José Milton Scheffer (PP), Marcos Vieira (PSDB) e Laércio Schuster (PSB).

A ordem da votação ocorreu da maior bancada da Alesc (MDB) para a menor. Todos os deputados votaram, com exceção do deputado Sargento Lima (PSL) e do deputado Nazareno Martins (PSB), que também não esteve presente no plenário. O presidente da Alesc, Julio Garcia (PSD), optou pela abstenção.

Cada parlamentar teve opção de escolher cinco nomes, inclusive o seu próprio. Os cinco mais votados integram o tribunal especial de julgamento ao lado dos desembargadores Luiz Zanelato, Sônia Maria Schmitz, Rosane Portella Wolff, Luiz Antônio Fornerolli e Roberto Lucas Pacheco. Os magistrados tiveram os nomes sorteados na última segunda-feira, 27.

O tribunal especial de julgamento é formado por cinco desembargadores e cinco deputados estaduais. O presidente será o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), desembargador Ricardo Roesler.

Depois de formado, o tribunal de julgamento vai ter 10 dias para preparar e votar um relatório sobre o prosseguimento ou não do processo de impeachment contra o governador e a vice. O trâmite é igual ao que resultou na votação da última sexta-feira, 23, quando Moisés foi afastado do cargo.

A votação será por maioria simples, e em caso de empate o presidente do TJ-SC, Ricardo Roesler, tem o voto de desempate. É Roesler também que irá sortear o relator do processo no tribunal, que poderá ser qualquer um dos integrantes, com exceção do deputado Valdir Cobalchini, MDB, que já foi o relator na comissão especial dentro da Alesc.

Fonte: NSC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.