28.09.2024 às 11:56h - atualizado em 28.09.2024 às 12:00h - Eleições 2024

Debates na Atalaia encerram com confronto entre candidatos de Campo Erê

Caroline Souza

Por: Caroline Souza Campo Erê - SC

Debates na Atalaia encerram com confronto entre candidatos de Campo Erê

Estiveram pela manhã deste sábado, 28, nos estúdios da Rádio Atalaia a prefeita Rozane Moreira, que busca a reeleição, juntamente com seus principais assessores e Celso Antonietti, candidato da oposição, acompanhado de sua equipe.

Cada grupo ficou acomodado em salas separadas com notebook para acompanhar ao vivo o debate no estúdio principal.

Apesar dos debates anteriores terem sido tranquilos, a direção da Atalaia solicitou apoio da Polícia Militar, durante o confronto de idéias, para assegurar a ordem em frente a emissora e a tranquilidade aos candidatos.

O candidato à prefeitura de Campo Erê Celso Antonietti é do PL e a coligação se chama “Campo Erê Para Todos”, formada por mais cinco agremiações: MDB, PP, REPUBLICANOS, PSD e SOLIDARIEDADE.

Já a candidata a dar continuidade Rozane Moreira é do PT, unido igualmente por mais cinco partidos: UNIÃO, PSB, PSDB, PDT e PODEMOS. A coligação se chama “Campo Erê Com A Força Do Povo”.

O debate iniciou no horário programado, às 8 h, mas as duas equipes compareceram bem mais cedo para receberem as últimas orientações a respeito das regras do programa.

O sorteio realizado antes do início do programa apontou Celso Antonietti para falar primeiro, em todos os blocos. Na sua auto apresentação relatou que nasceu em Anchieta e mora em Campo Erê faz 40 anos. É casado com Josiane e pai da Vitória, Heloísa e do Mateus. É formado em Ciências Contábeis e tem origem na agricultura. O candidato do PL tem várias passagens na iniciativa privada, é contador, inclusive com atuação na área pública e atualmente é produtor rural. Considera um salto para o futuro com Celsinho.

Na sua auto apresentação Rozane Moreira fez as saudações e considerou o debate um grande momento para a população comparar qual candidato está melhor preparado ou preparada. É casada com Gilmar, mãe da Ana e da Brenda. É filha de Verônica, em memória, e do Félix, agricultor. Foi professora efetiva 25 anos, diretora de escola, secretária de educação e a vereadora mais votada da história. É atual prefeita e se diz pronta para o segundo mandato.

-Por que quer ser prefeito de Campo Erê?

Celso Antonietti diz que quer ser prefeito de Campo Erê para acabar com a corrupção e tratar bem as pessoas. Se for eleito, toda opinião será respeitada e promete transparência comhonestidade. Vai se dedicar muito para melhorar a saúde pública e pretende implantar programas para agricultura e na geração de emprego. Quer retribuir a acolhida que sua família teve, com muito trabalho. Celsinho garante que seu plano de governo é viável porque o município arrecada por ano quase R$ 50 milhões. Enfatizou que quer resolver os problemas projetando o município para o futuro. Para ele, nos anos que se seguiram Campo Erê pouco cresceu na qualidade de vida. Fala em aproveitar mais as matérias primas para aumentar a circulação de recursos no comércio.

Rozane Moreira quer continuar prefeita de Campo Erê porque a população conhece seu jeito de governar. Trata com respeito e responsabilidade os recursos públicos. A candidata do PT disse que mostrou que é possível com planejamento, gestão e equipe fazer bastante em pouco tempo. A cidade mudou e vai melhorar ainda mais. Assegura que está preparada para a segunda gestão e que tem um grande projeto de futuro para Campo Erê. Sua bandeira sempre foi Campo Erê e buscou recursos com deputados de todos os partidos. Garante que tem disposição de sobra para continuar percorrendo bairros e comunidades do interior. Salientou que no próximo mandato vai iniciar o programa de asfalto rural, construir o parque do pinhão e do novilho precoce, escola integral, sala de ultrassom,novo parque industrial e o conjunto habitacional de 70 casas, entre outras obras.

Durante o sorteio de temas, Celso Anotinietti sorteou o primeiro tema para discorrer sobre educação. Ele relaciona o setor com tecnologia da informação. Observa que as creches comportam 1 831 crianças na pré escola, anos iniciais e educação especial. Celsinho quer revolucionar o setor com tecnologia 3D nas escolas para dar suporte a explicação do professor em assuntos complexos. Os profissionais serão valorizados e vai aumentar o número de vagas nas creches, inclusive com mais tempo de funcionamento. O candidato menciona educação integral e vai introduzir cursos técnicos para os alunos. Universitários receberão transporte, e todos os alunos do município. Por fim, diz que haverá alimentação escolar com qualidade.

Já o tema sorteado para o comentário de Rozane Moreira foi obras e estradas. Uma grande preocupação sua é com o interior, que tem mil quilômetros de estrada. Disse que quando assumiu não havia máquina em dia para trabalhar, algumas, inclusive a cinco anos em cima de cepo. A candidata do PT informou que recuperou todas e adquiriu muitas outras máquinas e equipamentos. Pela necessidade que havia, as equipes nunca pararam. Três pontes de concreto substituíram as de madeira, programa que vai continuar na segunda gestão. Água no interior foi outra prioridade sua para atender Bicudo, Belo Horizonte, São João e São Jorge com rede e reativação do poço. Ela diz que criou programa de nitrogênio para recarga de botijões e a partir do ano que vem haverá de subsídios de hora máquina e silagem.

Foto(s): Caroline Souza / Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.