28.09.2024 às 15:13h - atualizado em 28.09.2024 às 15:18h - Eleições 2024

Confira as principais falas dos candidatos a prefeito de Iporã do Oeste

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

Confira as principais falas dos candidatos a prefeito de Iporã do Oeste

Os dois candidatos a prefeito de Iporã do Oeste participaram na tarde deste sábado, 28, do último debate do projeto Eleições 2024 da Rádio Oeste FM.

Estiveram frente à frente Valmor Reis da coligação Experiência E Ação: Iporã Em Boas Mãos” (PP, PSDB/CIDADANIA, PSD, PT/PCdoB/PV) e Michel Nedel Barth da coligação “Renovação E Compromisso Com O Povo” (MDB/PL/PSB).

Por ordem de sorteio, o primeiro à se apresentar foi Valmor Reis. O candidato é casado e pai de uma filha. Reis disse que têm sua vida marcada pelo trabalho, visto que atuou como auxiliar de pedreiro e joalheiro, diretor de esportes em Iporã do Oeste por mais de 13 anos e logo após trabalhou como educador físico nas escolas Pré Escolar os Peixinhos, E.E.B.Pe.Vendelino Seidel, CAESP/APAE Caminho de Luz e no programa de saúde Pró Iporã e Vida Ativa.

Valmor foi eleito vereador na gestão 2008/2012, assumiu a presidência da Câmara de Vereadores em 2012 e na sequência foi eleito Vice-Prefeito na gestão 2013/2016, ao lado de Ilton Pedro Vogt e em 2021/2024 ao lado de Adélio Marx. Com a morte repentina de Adélio, Valmor Reis assumiu o cargo de prefeito no mês de junho.

O candidato Michel Nedel Barth em sua apresentação disse que é pai de um filho e sempre foi muito participativo na comunidade, com envolvimento em entidades e possui um espírito comunitário que herdou de sua família.

Barth foi eleito vereador na gestão 2021/2024 e possui forte ligação com o agronegócio e experiência como produtor rural. O candidato disse que é formado na área de medicina veterinária e possui especialização em Gestão e Inovação do Agronegócio e no momento está cursando Gestão Pública.

Michel afirmou que sempre foi defensor da boa política e possui competência para concorrer ao cargo de prefeito de Iporã do Oeste.

Ao responder a pergunta porque quer ser prefeito do município, o candidato Valmor Reis disse que deseja contribuir ainda mais com o desenvolvimento de Iporã do Oeste e dar continuidade ao legado e a história de trabalho deixada pelo ex prefeito Adélio Marx, o qual foi seu grande parceiro em uma administração limpa, transparente e de muitas conquistas.

Reis afirmou que durante sua gestão como vice prefeito em 2021/2024, investiram mais de 57 milhões de reais em obras e serviços. Valmor Reis garantiu estar preparado para enfrentar o desafio ao lado de Alexandre Ruscheinsky, que também possui experiência como Vice-Prefeito.

O Candidato do (PP, PSDB/CIDADANIA, PSD, PT/PCdoB/PV) afirmou que irá realizar um governo inovador com implementação de mudanças que são necessárias e de projetos que farão o município avançar ainda mais. Valmor Reis citou que serão realizados investimentos em programas na área da agricultura, saúde, educação, assistência social, segurança, esporte, cultura e lazer e incentivos que estimulem a geração de empregos, produção e renda.

Michel Nedel Barth disse que o que lhe motivou à se candidatar à ser prefeito de Iporã do Oeste é o seu senso de responsabilidade com o futuro do município e o desejo de contribuir com Iporã do Oeste.

Barth afirmou que caso seja eleito, pretende fazer uma gestão moderna, eficiente e próxima do povo, transformando o município em um lugar melhor de se viver, com mais oportunidades para os jovens, valorização dos trabalhadores e maior respeito aos idosos.

Michel Nedel Barth explanou que fará uma gestão transparente, inovadora e comprometida com as reais necessidades da população.

O candidato do (MDB/PL/PSB) enfatizou durante o debate que governar vai muito além de ter conhecimento técnico e experiência, mas saber ouvir as pessoas e entender as suas reais necessidades.

No sorteio de temas, Valmor Reis sorteou o assunto educação. O candidato destacou que o objetivo na sua gestão será fortalecer ainda mais o setor, dando atenção e apoio às redes de ensino estadual municipal e filantrópicas, dar sequência ao Pleito do FNDE para a construção do Centro Infantil no Bairro Novo Horizonte.

Durante sua gestão como vice prefeito em 2021/2024, Reis destacou a transformação da antiga prefeitura do município em berçário, oferecendo 48 vagas para crianças, além da construção do Centro de Múltiplo Uso.

Reis salientou que o objetivo caso seja eleito prefeito é trabalhar na construção de mais unidades decentralizadas no município, valorizar os professores, apoiar o curso técnico em agricultura da Casa Familiar Rural e seguir apoiando financeiramente o CAESP/APAE Caminho de Luz.

Reis destacou que outra meta para sua gestão caso seja eleito, é fazer a ampliação da equipe multidisciplinar, composta por profissionais nutricionistas psicólogos e assistentes sociais e dar sequencia ao projeto ambiental Educação Empreendedora e Financeira.

O tema sorteado por Michel Nedel Barth foi Gestão Pública. Referente ao assunto, o candidato destacou que uma gestão pública deve ser baseada em três pilares, sendo a transparência, eficiência e desburocratização.

Michel disse acreditar que uma administração pública precisa ser totalmente transparente, garantindo com que a população tenha acesso fácil e rápido as informações sobre os gastos e decisões da prefeitura.

Em seu plano de governo, Michel destacou que o objetivo é criar um Portal da Transparência simples e didático, onde qualquer cidadão consiga acompanhar todas as ações da gestão. Ele citou a necessidade de haver transparência em todas as áreas, promover audiências públicas regulares e ampliar o uso de ferramentas digitais, para garantir a participação ativa da população nas decisões mais importantes.

Caso seja eleito, Michel Barth afirmou que irá reduzir os cargos comissionados, priorizando os servidores de carreira que já possuem experiência e comprometimento com o serviço público, além de garantir com que as promoções e nomeações sejam baseados no desempenho e na competência, garantindo maior qualidade no atendimento da população.

Outra meta para sua gestão é digitalizar processos, tornando mais ágeis a emissão de documentos como alvarás e outros serviços, reduzindo com isso a fila de espera e facilitar o acesso de serviços aos cidadãos e aos empresários que pretendem investir no município.

Michel Nedel Barth garantiu que a administração será pautada na responsabilidade fiscal, eliminando o desperdício de recursos, focando na aplicação eficiente do dinheiro público, priorizando as reais necessidades dos munícipes.

O segundo tema sorteado por Valmor Reis foi Cultura e Agricultura. Em relação aos assuntos, o candidato da coligação Experiência E Ação: Iporã Em Boas Mãos” (PP, PSDB/CIDADANIA, PSD, PT/PCdoB/PV) disse que o movimento econômico de Iporã do Oeste é destaque na região, em razão do desenvolvimento do movimento agropecuário, no qual o município está em segundo lugar na região da AMEOSC.

Valmor disse que em sua gestão, darão seguimento aos programas que estão em andamento e que estão fazendo a diferença na vida da população, como o bônus agrícola, horas máquinas, melhoramento genético, atendimento técnico de agrônomo e de médico veterinário, manter a parceria com a Epagri para garantir assistência aos produtores rurais e com a CIDASC para manter o controle da sanidade animal.

Valmor Reis destacou também que sua administração garantirá total apoio às associações de produtores, suinocultores, apicultores, avicultores e bovinocultores. Outro projeto que terá continuidade em sua gestão é a construção do sistema de água do Rio Antas na Linha Vitória que irá beneficiar mais de 400 famílias, além de estabelecer parcerias para melhorar a recolha de lixo nas comunidades e incentivar a conservação da mata ciliar e a proteção de fontes e nascentes no município.

No setor da cultura, Valmor afirmou que seguirão incentivando todos os grupos culturais presentes no município.

O segundo tema sorteado por Michel Nedel Barth foi Obras e Estradas. O candidato da coligação Renovação E Compromisso Com O Povo” (MDB/PL/PSB) salientou que o objetivo durante sua gestão como prefeito será garantir a mobilidade da população e o escoamento da produção rural e a qualidade de vida na área urbana e rural.

Barth mencionou que juntamente com sua equipe de trabalho farão a pavimentação das estradas de maior trafegabilidade no interior, investindo na manutenção regular com o uso adequado de cascalho e a implementação de um sistema de acompanhamento para garantir com que as estradas estejam sempre em boas condições, além de proporcionar acessos às propriedades rurais com maior qualidade.

Em relação à infraestrutura urbana, Michel Nedel Barth disseque serão feitas pavimentações nas ruas dos bairros que ainda possuem problemas em relação à poeira e lama, além de focar no serviço de drenagem pluvial, fazendo o uso de recursos oriundo de emendas parlamentares, evitando a cobrança de valores absurdos da população.

O candidato ressaltou que contará com uma equipe técnica focada na fiscalização rigorosa e na contratação de empresas que ofereçam garantia nas obras realizadas no município.

No dia da eleição, em 6 de outubro, a Rádio Oeste FM fará ampla cobertura dos acontecimentos desde o início da votação até o final da apuração dos votos.

Foto(s): Cleide Thessing/Rádio Oeste

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.