28.09.2024 às 11:11h - Eleições 2024

Acompanhe as principais falas dos candidatos a prefeito de São Miguel do Oeste

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Acompanhe as principais falas dos candidatos a prefeito de São Miguel do Oeste
Foto: Ricardo Orso/Portal Peperi

Os três candidatos a prefeito de São Miguel do Oeste participaram, na manhã deste sábado, 28, do último debate do projeto Eleições 2024 da Peperi. Este também foi o segundo confronto dos postulantes a prefeitura nos estúdios da Peperi.

O debate colocou lado a lado, Edenilson Zanardi, Juares Da Silva e Paulo Drumm e os candidatos responderam, no primeiro bloco a três perguntas formuladas por entidades do município e nos três blocos seguintes, eles fizeram perguntas entre si com temas livres.

O debate deste sábado começou com a pergunta das entidades empresariais que questionou as propostas dos candidatos para o desenvolvimento econômico e que apoiem o crescimento sustentável das empresas locais e o candidato Paulo Drumm respondeu que o tema é de extrema importância ainda mais no momento atual que é marcado pela fuga de empresas que buscam por novas oportunidades já que não recebem no atual governo.

Ele comentou que para continuar com as empresas e atrair novas é necessário a aplicação da Lei de Liberdade Econômica onde o município pode fazer uso para que as empresas se instalem sem burocracia e afirmou ainda que é possível desburocratizar juntamente com as entidades empresariais, discutindo a legislação local e eliminando leis que atrapalhem São Miguel do Oeste.

Drumm comentou que vai implantar o alvará digital autodeclatório onde o município não terá intervenção nos empreendimentos de baixo risco e intervenção mínima nos de alto risco e citou que é preciso criar um ecossistema de inovação ajudando no financiamento de projetos, além de criar um fundo municipal de inovação.

Ele também garantiu que os empreendedores locais terão incentivos.

Sobre essa mesma pergunta, Juares Da Silva disse que a questão é abrangente e é necessário uma avaliação, haja visto que o projeto que governa São Miguel do Oeste há mais de uma década não fez uma avaliação e não tem projeto de desenvolvimento a partir da realidade do município, sendo que, para ele, é preciso considerar questões sociais, ambientais e demais, além de projetar São Miguel do Oeste para os próximos 30 anos, mudando a realidade e não apenas fazendo asfaltamentos.

Ele comentou que se eleito, irá para Brasília buscar recursos para desenvolver o município e também projetar o município para as próximas décadas, pensando em todas as políticas para atender as demandas e citou que quer a participação dos empresários nas definições do desenvolvimento de São Miguel do Oeste e também quer pensar em projetos estruturantes envolvendo todos os setores, como por exemplo, saúde e educação e saneamento.

Já Edenilson Zanardi disse que no seu governo o conselho das entidades já é ouvido regularmente e vai continuar sendo ouvido, além de ouvir nos próximos anos os setores produtivos para saber quais são as deficiências e expertises de cada setor e o que o governo precisa auxiliar, sendo que, para ele é preciso melhorar a lei de incentivos econômicos que é antiga e pobre, porém, lembrou que no atual governo foram ativadas duas áreas industriais e adquirida mais uma área para a instalação de empresas onde os incentivos foram e serão dados.

Ele citou que o seu governo terá uma equipe técnica e vai criar mais um cargo para dar atenção as empresas que já estão instaladas e para as novas que irão se instalar e comentou ainda que vai decretar faixas de domínio nas rodovias exclusivamente para os setores produtivos e lembrou do programa Juro Zero, além do alvará autodeclaratório.

Zanardi salientou que neste ano foram abertos 550 novos CNPJs e nos últimos quatro anos foram 4.100.

O segundo questionamento do debate na Peperi foi do Conselho de Desenvolvimento Rural que perguntou o que os candidatos farão para incentivar a agricultura e evitar o êxodo rural e o candidato Paulo Drumm disse que para evitar essa questão é preciso dar perspectivas para que o jovem permaneça no campo e tenha um futuro e não simplesmente virar as costas e por isso quer voltar com os incentivos aos agricultores e com as horas-máquinas, além de implementar o programa “Porteira Adentro”.

Ele citou que vai continuar com as obras de asfaltamento no interior, mas também fará o melhoramento dos acessos às propriedades e pátios por meio do programa “Patrulha Agrícola”, além de levar internet para todo o meio rural e cobrar a instalação da rede trifásica junto ao governo do estado.

Drumm também quer ampliar o programa “Juro Zero” para que os moradores sejam atendidos por linhas do município, estado e união, além de incentivar os agricultores das agroindústrias familiares e consequentemente, aumentando a renda das famílias e finalizou afirmando que está preparado para governar São Miguel do Oeste e fará isso a partir de 2025.

Já Juares Da Silva disse que é preciso ter um olhar sistêmico para a agricultura e envolver vários aspectos como econômicos e sociais e tornar a temática uma política de estado para atender o setor em sua plenitude, como por exemplo, na criação de creches e no fortalecimento da educação e nas políticas para os idosos, sendo preciso um projeto que tenha começo, meio e fim e que pense a longo prazo as políticas estruturantes e não apenas com estradas e energia, mas sim, com bem-estar no campo.

Ele comentou que é preciso políticas voltadas as questões ambientais e ter uma nova matriz energética, onde seja possível a coleta e armazenamento da água da chuva, haja visto que muitos locais se tornam improdutivos por conta das estiagens que são cada vez mais constantes no Brasil.

Juares salientou que é necessário políticas para que o jovem tenha oportunidade de emprego e renda e por isso é fundamental a compra direta dos agricultores, bem como, o funcionamento da feira livre em tempo integral.

O último a responder à pergunta foi o candidato Edenilson Zanardi onde lembrou que no governo atual o movimento subiu 105% nos últimos sete anos, demonstrando as ações que foram executadas no setor agrícola e disse que muitos empreendimentos foram fomentados em diversas comunidades do interior, com a cedência de horas-máquinas para que os projetos saíssem do papel.

Ele frisou que atualmente existem muitas cotas para aviários e chiqueirões nas cooperativas de crédito, porém, os juros são altos e ele vai tentar diminuir esses valores.

Zanardi citou que o agronegócio já está em 17% e lançou um desafio para chegar até 2034 com um terço a mais desse índice atual.

Ele declarou que o agro é maior que muitas empresas e vai continuar em crescimento e por isso são fundamentais estradas britadas, bons acessos as propriedades e garantiu que no seu governo serão asfaltadas mais seis comunidades, impulsionando o agronegócio e o turismo, além de ampliar o Juro Zero.

O Coletivo Sindical questionou os candidatos sobre as propostas para os trabalhadores nas áreas de transporte público, moradia acessível e acesso a serviços essenciais e o candidato Paulo Drumm respondeu que o município terá que começar um programa de habitação, já que não existe no momento e as áreas que existem não são aproveitadas.

Ele disse que quer fazer em conjunto com os governos e cooperativas de crédito programas habitacionais, onde o município fornece o lote e as famílias financiam o imóvel para diminuir ou acabar com o déficit de imóveis atual que é de 1.500.

Já sobre o transporte público ele quer que seja gratuito e prometeu ampliar horários das creches e postos de saúde.

Juares Da Silva disse que São Miguel do Oeste têm muitos pontos positivos, porém, existem gargalos que excluem muitas pessoas, como por exemplo, o déficit de 1.500 moradias populares e por isso é necessário ações junto ao governo federal como o “Minha Casa, Minha Vida”, onde o município entra com aporte para que as moradias sejam construídas.

Nesse quesito, ele prometeu zerar um terço desses déficits com casas e apartamentos e também pretende lançar o programa “Morar Melhor” e o “Tarifa Zero” com ônibus elétricos e vans.


O candidato Edenilson Zanardi disse que São Miguel do Oeste é acolhedor independente da renda e por isso tem proporcionado condições necessárias para todos, desde creche até empregos tanto para brasileiros como para estrangeiros.

Ele comentou que o município tem uma área para habitação e terá a construção de 70 moradias no local, além de outra área onde a ideia é a construção vertical.

Já sobre o transporte público, ele disse que o projeto que subsidia 50% do valor está parado na Câmara, dependendo dos vereadores votarem a lei.

O debate deste sábado reuniu um grande número de simpatizantes dos candidatos Paulo Drumm, Juares Da Silva e Edenilson Zanardi em frente ao prédio da Rede Peperi.

A Rua Marquês do Herval foi fechada e a Polícia Militar esteve presente com cinco viaturas para controlar qualquer situação que fugisse da normalidade.

Os eleitores se concentraram especialmente na porta de entrada do prédio e estavam com vestimentas, adesivos, bandeiras e carros de som e a todo momento aplaudiam e apoiavam cada candidato, como também vaiavam em determinados momentos.

Já com o debate deste sábado, 28, a Rádio Peperi concluiu o cronograma de debates do projeto Eleições 2024, onde desde o final de agosto, candidatos a prefeito do Extremo Oeste discutiram projetos e propostas para os municípios da área de cobertura da emissora.

Em São Miguel do Oeste, foram seis programas com os candidatos de São Miguel, Romelândia, Bandeirante, Paraíso e Barra Bonita e ao todo, as emissoras da Rede Peperi de Comunicação realizaram 27 debates nas Rádios Peperi, Itapiranga, Oeste, Cedro e Atalaia.

Neste sábado, 28, os programas reuniram os candidatos a prefeito das cidades-sedes da emissoras da Peperi, sendo São Miguel do Oeste, Itapiranga, Iporã do Oeste, São José do Cedro e Campo Erê.

No sábado da semana que vem, 05, as emissoras vão apresentar um programa especial com todas as informações sobre a eleição de domingo, 06.

Foto(s): Ricardo Orso/Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.