28.08.2025 às 14:11h - atualizado em 28.08.2025 às 14:14h - Prefeitura
A medida ocorreu após a recomendação da Associação Empresarial de Itapiranga para o comércio suspender o recebimento de valores oriundos de benefícios pagos pelo município, especialmente o Vale-Alimentação e o Bônus Agrícola. A empresa não estava realizando o pagamento para os estabelecimentos credenciados e gerando prejuízo para o comércio itapiranguense.
Conforme a Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Itapiranga, Cláudia Martins Kommers, em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 27, com o Prefeito, Alexandre Ribas, o problema foi resolvido. Ela comenta que a Prefeitura conseguiu suspender o contrato com a empresa FaceCard, responsável pelo pagamento das empresas.
A mobilização dos empresários foi fundamental para o município adotar medidas contra a empresa administradora de cartões. No contrato estabelecido, a empresa deveria ter no mínimo a adesão de 10 comércios para o contrato ser validado. Com o cancelamento do contrato entre as empresas de Itapiranga e a administradora do cartão, o contrato foi suspenso por não atingir os requisitos mínimos.
Cláudia Kommers destacou ainda que o Vale-Alimentação para os servidores municipais será pago na folha de pagamento do mês de agosto.
“O valor gira em torno de R$ 750 por mês, para aproximadamente 650 funcionários. A Prefeitura se comprometeu com o ressarcimento dos valores perdidos pelos funcionários” diz a Presidente.
Ainda não há certeza de que a empresa irá devolver os valores, mas a garantia do Executivo de que o recurso voltará aos servidores. As informações foram confirmadas pela equipe da Prefeitura por meio de nota enviada ao departamento de jornalismo da Rádio Itapiranga.
A Administração Municipal esclareceu que, nesta quarta-feira, 27, esteve reunida com a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais para tratar sobre a situação do Vale-Alimentação. A medida emergencial de pagar o Vale-Alimentação na folha mensal será mantida até a realização de um novo processo licitatório. A Prefeitura, além de ter suspenso o contrato com a administradora, requisitou a devolução dos recursos aos cofres públicos para serem repassados aos servidores.
A Prefeitura de Itapiranga aguarda o posicionamento da empresa para dar continuidade aos trâmites burocráticos. A nota destaca o empenho em resolver a situação, garantindo que nenhum servidor seja prejudicado e que todos possam usufruir regularmente do seu direito ao Vale-Alimentação concedido pela prefeitura.
O executivo também iniciou as tratativas com a empresa administradora de cartões para resolver o problema com o Bônus Agrícola. O município concede mais de R$ 1,5 milhão aos produtores rurais, porém as empresas credenciadas não aceitam o cartão devido à falta de repasse de recursos.
Confira a nota da Prefeitura de Itapiranga na íntegra:
NOTA OFICIAL
VALE-ALIMENTAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS
A Administração Municipal de Itapiranga esclarece que, nesta quarta-feira, dia 27 de agosto, esteve reunida com a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais para tratar sobre a situação do vale-alimentação.
Neste mês, de modo a não prejudicar os servidores, e diante do fato de várias empresas não estarem aceitando o cartão do vale-alimentação, a municipalidade pagará o valor correspondente ao benefício juntamente com o salário dos servidores. Essa medida emergencial será mantida até a realização de um novo processo licitatório.
Quanto aos valores que ainda constam como crédito nos cartões, a Administração Municipal, além de ter suspenso o contrato com a administradora, requisitou a devolução dos recursos aos cofres públicos para serem repassados aos servidores. Agora, aguardamos o posicionamento da empresa para dar continuidade aos trâmites burocráticos.
Reforçamos que a Administração Municipal está empenhada em resolver a situação, garantindo que nenhum servidor seja prejudicado e que todos possam usufruir regularmente do seu direito ao vale-alimentação concedido pela municipalidade. Assim, mantemos o nosso compromisso e transparência com o funcionalismo público de Itapiranga!
Comentar pelo Facebook