28.08.2023 às 07:42h - atualizado em 28.08.2023 às 08:01h - Política
O Cartório Eleitoral de São Miguel do Oeste segue executando o trabalho de biometria nos municípios de abrangência da 45ª Zona Eleitoral.
A informação foi divulgada pela chefe, Deana Fanton durante participação no programa Rede Peperi Notícias Segunda Edição da última semana. Ela lembrou que são atendidos cinco municípios, sendo, São Miguel do Oeste, Descanso, Bandeirante, Belmonte e Santa Helena.
Conforme ela, a ação foi retomada em março deste ano e serve para aqueles que ainda não fizeram o cadastro biométrico ou que ainda não tiveram a biometria importada de outros órgãos, como por exemplo, do Instituto Geral de Perícias que é responsável pelas emissões das Carteiras de Identidade.
Segundo ela, aqueles que votaram na última eleição e não tinham a biometria cadastrada precisam fazer o procedimento no próprio Cartório Eleitoral durante horário de expediente, entre 12h e 18h de segunda a sexta-feira.
De acordo com Deana, outras ações, como por exemplo, atualização cadastral e similares podem ser executadas via internet, através do endereço eletrônico, www.tre-sc.jus.br, porém, lembrou que a medida é válida apenas para aqueles que já possuem a biometria cadastrada, sendo que, no caso dos jovens que precisam fazer o alistamento eleitoral, a ação deve ser feita exclusivamente no próprio Cartório Eleitoral.
Questionada se o cadastramento biométrico é obrigatório, ela explicou que dos cinco municípios de abrangência da 45ª Zona Eleitoral, em três já foram obrigatórios e no momento restam dois que ainda não são obrigatórios, mas que exigem uma atenção dos eleitores.
Deana Fanton citou que São Miguel do Oeste possui 31.875 eleitores e destes, 24.486 já têm a biometria cadastrada, correspondendo a 82% de eleitores e faltando dessa forma, 7.389 pessoas realizarem o procedimento. Já em Descanso, são 7.023 eleitores e destes, 5.487 já têm a biometria cadastrada, faltando 1.536 eleitores.
Ela ressaltou que em Bandeirante, Santa Helena e Belmonte a ação já foi executada e nesses locais cerca de 90% dos eleitores fizeram o procedimento, sendo que o índice mais baixo é de Bandeirante com 89% dos eleitores com biometria e o maior é de Belmonte com 91%.
A profissional alertou no entanto que os cerca de 10% faltantes devem procurar o Cartório para não terem o título cancelado no futuro, haja visto que nesses três municípios, a revisão ocorreu em 2019 ainda.
Na entrevista da última semana ela abordou ainda em relação aos jovens com 15 anos completos que já podem fazer o título de eleitor, porém, só poderão votar se tiverem 16 anos até a data do primeiro turno, sendo que, para fazer o título é necessário o RG, comprovante de residência e o comprovante de quitação militar no caso dos homens.
Deana Fanton disse que outra novidade é que os cartórios eleitorais e as centrais de atendimento de todo o estado catarinense podem fazer qualquer alteração em relação ao local de votação desde que seja em Santa Catarina, não necessitando deslocamento até o cartório de abrangência como no passado. Dessa forma, o órgão também pode fazer a transferência do título eleitoral de outro estado para Santa Catarina.
A profissional pontuou ainda que o cartório não possui mais linhas fixas para contato e dessa forma qualquer dúvida deve ser sanada através da central de atendimento ao eleitor pelo número 0800 647 3888 de segunda a sexta-feira entre 13h e 19h.
Comentar pelo Facebook