28.07.2022 às 14:20h - atualizado em 28.07.2022 às 14:25h - Geral
A Consulta e Emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural – CCIR, referente ao exercício de 2022 já pode ser feita. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Iporã do Oeste, Dalvo Maier, o prazo iniciou no dia 18 de julho e se estenderá até 18 de agosto.
Ele explica que o sindicato oferece o serviço de emissão do CCIR para os sócios e não associados, sendo necessária a apresentação do recibo do ano anterior e o pagamento do boleto referente a taxa administrativa. Maier ressalta que o valor da taxa varia de acordo com a área de terra do proprietário, geralmente entre R$ 6,00 e R$ 12,00. Os proprietários de terra que tiverem interesse em agilizar o processo poderão pagar a taxa para o sindicato e fazer um requerimento para que a entidade liquide o boleto junto à instituição financeira emissora, que é o Banco do Brasil.
O presidente do Sintraf lembra que a emissão do documento é obrigatória e deve ser feita anualmente. O certificado é necessário para transferir, arrendar, hipotecar, desmembrar ou partilhar o imóvel, bem como para acessar empréstimos e financiamentos bancários. A emissão dos documentos está ocorrendo de forma ágil e tranquila pela entidade sindical. A procura nos primeiros dias ficou dentro do esperado.
Comentar pelo Facebook