28.02.2025 às 15:21h - atualizado em 01.03.2025 às 09:31h - Clima
A presença de uma massa de ar quente sobre Santa Catarina deve aumentar o registro dos termômetros no estado. Em Itapiranga, a cidade mais quente de Santa Catarina, as temperaturas podem superar a marca dos 40ºC. O mês de fevereiro tem sido um dos mais quentes dos últimos anos no município. A média das máximas, está em 37ºC.
A partir da próxima semana, as temperaturas devem subir ainda mais. É a quinta onda de calor no estado neste ano. Conforme a meteorologista da Epagri Ciram, Gilsania Cruz, os maiores registros são durante a tarde, porém, o alerta é feito para as noites, que também devem ser de muito calor.
“O calor vai incomodando, as pessoas não dormem bem e ficam mais cansadas no outro dia, devem tomar cuidado e se hidratar bastante” explica Gilsania.
Além de Itapiranga, o litoral Sul de Santa Catarina também pode sofrer com altas temperaturas. Mas, para o Extremo Oeste, as temperaturas já são tratadas como normais, considerando os registros deste ano. A Meteorologista da Epagri Ciram explica que ainda não ha previsão de queda da temperatura, entretanto, a expectativa e de que a partir do dia 8 uma frente fria possa reduzir o calor no estado. Ela também chama atenção para medições erradas nos termômetros. Segundo Gilsania Cruz, a temperatura oficial e medida na sombra, sem interferência de raios ultravioletas e fora da rua, pois o asfalto também pode interferir.
O mês de fevereiro de 2025 é o mais quente dos últimos 30 anos. As médias históricas, registradas pelo Homem de Tempo, Wolfgang Lengert, em Itapiranga, indicam uma média de mínimas de 19,8ºC em fevereiro, a média máxima, historicamente, é de 33ºC. Este ano, os índices são consideravelmente maiores. A média das mínimas é de 22ºC. Já das máximas, o valor médio chega a 37ºC. Neste ano, apenas um dia, a temperatura mínima foi menor do que 20ºC e a máxima abaixo de 30ºC.
O Homem do Tempo, Wolfgang Lengert, que possui registros climáticos da região há mais de 90 anos, explica “Da década de 90 para cá, o fevereiro deste ano é o mais quente que eu tenho no meu registro. Creio que até de 50 anos, esse fevereiro é o mais quente.”
A alta umidade também tem sido um fator diferencial neste ano, criando uma sensação de calor ainda maior. Se considerar todos os meses do ano, desde 2021, a temperatura não era tão alta na região. As chuvas também estão muito abaixo neste início de 2025. A média de chuvas, que normalmente, neste período, é de 28mm por dia, apresenta apenas 17mm. O cálculo é baseado na quantidade e no número de dias que as chuvas foram registradas.
Com a alta temperatura, o ar-condicionado se torna um grande amigo da população. Na casa ou no trabalho, o ar-condicionado passa a ser uma ferramenta indispensável, todos recorrem ao equipamento elétrico. Lojas que vendem o produto e prestam assistência técnica, contam com resultados superpositivos. É o caso do empresário de Itapiranga, Afonso Nieheus, que neste início de ano, conta com uma procura pelos serviços muito elevada.
“O ar-condicionado traz um conforto e ameniza o calor. A procura está muito grande neste período, com inclusive, demanda por ar-condicionado usado. É solução para ter um conforto neste momento de calor muito forte.” diz o empresário.
Com o uso diário do ar-condicionado, a energia consumida também é grande. O calor excessivo também tem contribuído com o mercado de energia solar. Consumidores buscam cada vez mais placas solares para conter os custos de energia. Segundo Afonso Nieheus, atualmente, o investimento feito em energia solar se paga em quatro ou cinco anos. Você liga e não precisa se importar com a conta no final do mês.
Com as altas temperaturas e o uso dos refrigeradores diariamente, é importante manter os filtros de ar limpos, quem explica isso é o Médico, Leonardo Bevilaqua. De acordo com ele, é importante manter os filtros de ar limpos. Apesar de raras, complicações respiratórias podem ocorrer devido as más condições de manutenção do aparelho.
Ele aponta ainda algumas formas de prevenção a problemas que possam estar relacionados as altas temperaturas: “Entre as 10 horas e 16 horas, o ideal é não se expor ao sol. Além disso, evitar atividade física, usar roupas leves, evitar roupas escuras. Estar sempre com uma garrafa de água e contabilizar a água tomada durante o dia, para evitar tomar apenas quando tiver sede e ficar desidratado” explica o Dr Leonardo Bevilaqua.
O Médico alerta ainda para cuidados com mitos, como o que diz que tomar água muito gelada no calor pode fazer mal. Segundo ele, não existe nenhuma restrição, inclusive, em situações em que a temperatura corporal está acima de 40ºC, a temperatura deve ser reduzida da maneira mais rápida possível, com a água realizando um papel muito importante no alívio dos sintomas.
Para o Meteorologista do Climaterra, Ronaldo Coutinho, a onda de calor da próxima semana será a primeira do ano. Segundo ele, o verão está sendo normal e agradável. Os primeiros dias do verão foram de temperaturas confortáveis, sem calor exagerado. Tecnicamente, uma onda de calor ocorre quando são registrados 5 dias ou mais com temperaturas atingindo 5 graus acima da média das máximas.
“O mês de fevereiro está muito quente, é o mais quente dos últimos 80 anos, na média, quando olha para os extremos, não tem nada demais” avalia Coutinho.
O Meteorologista do Climaterra explica que o calor elevado deve continuar até entre os dias 8 e 11. Após este período, o padrão de verão dá espaço a uma frente fria, com ela, o padrão de outono. Ronaldo Coutinho menciona ainda que a onda de calor surge do Norte da Argentina e do Paraguai, seguindo para o estado de Santa Catarina, elevando as temperaturas.
Comentar pelo Facebook