28.01.2021 às 10:17h - atualizado em 28.01.2021 às 11:53h - Política

Ministérios emitem notas sobre gastos com alimentos

Redação

Por: Redação São Miguel do Oeste - SC

Ministérios emitem notas sobre gastos com alimentos
Divulgação

O Ministério da Defesa divulgou na quarta-feira, 27, uma nota à imprensa para esclarecer os gastos das Forças Armadas com alimentação. Nesta semana, o Portal Metrópoles, com base do Painel de Compras atualizado pelo Ministério da Economia, mostra que, no último ano, todos os órgãos do executivo pagaram, juntos, mais de R$ 1,8 bilhão em alimentos, representando um aumento de 20% em relação aos pagamentos de 2019.

O Ministério da Defesa afirma que o gasto é necessário para assegurar a alimentação dos militares em atividade e que o valor da etapa comum de alimentação, desde 2017, é de nove reais por dia, por militar. De acordo com a nota, o leite condensado "é um dos itens que compõem a alimentação por seu potencial energético".

Outra nota, conjunta, divulgada por Secretaria Especial de Comunicação Social, Controladoria-Geral da União, Ministério da Educação e Ministério da Defesa cita que "a lista de gêneros alimentícios vista de forma isolada, sem contextualização, dá margem à má interpretação e conduz a opinião pública, de forma errônea, em direção oposta à real e transparente utilização dos insumos publicitados".

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quarta-feira mostra o presidente Jair Bolsonaro criticando a imprensa por ter divulgado os gastos do governo federal com alimentação, em específico os R$ 15 milhões em leite condensado. Ele defende que as compras eram para várias áreas do governo, citando a Educação e a alimentação de militares.

Fonte: DC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.