27.12.2025 às 10:10h - atualizado em 27.12.2025 às 17:59h - Geral
O advogado e jornalista João Carlos Grando foi reconduzido ao cargo de presidente da Aresc (Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina) para mais um mandato de quatro anos. Ele comanda a autarquia desde 2021, quando assumiu a função durante o governo de Carlos Moisés.
A reeleição foi confirmada após sabatina realizada por uma comissão especial da Assembleia Legislativa, composta por sete deputados de diferentes partidos (PSDB, PL, PSD, Podemos, PP e PT). A aprovação foi unânime. Grando foi indicado pelo atual governador Jorginho Mello.
Com longa trajetória no serviço público, Grando já foi secretário de Desenvolvimento Regional, diretor do Badesc, atuou no BRDE, no Senado, na Câmara dos Deputados e foi candidato a deputado e prefeito de São Miguel do Oeste em mais de uma eleição.
Durante participação no programa Peperi Entrevista, nesta sexta-feira, 26, o presidente reeleito fez um balanço positivo de sua gestão. Ele destacou a redução média de 12% nas tarifas do gás natural, que entra em vigor em 1º de janeiro de 2025, e anunciou que São Lourenço do Oeste vai receber a primeira rede isolada de gás natural do Extremo Oeste.
Segundo Grando, a atuação da Aresc também foi relevante em áreas como o transporte público e a universalização do saneamento básico no estado.
Para os próximos anos, ele projeta um papel ainda mais estratégico para a agência na fiscalização e regulação de parcerias público-privadas (PPPs). Entre os exemplos citados estão o projeto de concessão do aeroporto de Jaguaruna, a futura construção de um presídio em Blumenau e até mesmo uma possível PPP para a implantação de uma usina de asfalto no Extremo Oeste.
Comentar pelo Facebook