27.12.2022 às 14:25h - atualizado em 27.12.2022 às 14:31h - Geral

Prefeito de Guaraciaba é escolhido para presidir o CONDER em 2023

Marcos Meller

Por: Marcos Meller São Miguel do Oeste - SC

Prefeito de Guaraciaba é escolhido para presidir o CONDER em 2023
Cristian Lösch / Portal Peperi

O prefeito de Guaraciaba, Vandecir Dorigon, vai presidir o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional. Ele foi eleito durante a Assembleia Geral do CONDER realizada na manhã desta terça-feira, 27, na sede da Ameosc. Nego Dorigon vai substituir o prefeito de Guarujá do Sul, Claudio Junior Weschenfelder que presidiu a entidade nos anos de 2021 e 2022. Além da eleição da nova diretoria, a assembleia foi marcada pela prestação de contas do mandato que está terminando. Dorigon vai assumir o CONDER a partir do dia primeiro de janeiro de 2023.

Presidente: Nego Dorigon - Guaraciaba
Vice-Presidente: Tiago Dionisío Cerqueira
Secretário: Maciel Saudades
Vice-secretário: Claudinho Guarujá do Sul

Conselho Fiscal
Titulares
Adélio - Iporã do Oeste
Luzia - Cunha Porã
Marino - Tunápolis

Suplentes
Genésio - SJO
Derli - Tigrinhos
Celso - Bandeirante

O presidente do CONDER, Claudio Junior Weschenfelder fez uma avaliação positiva dos dois anos que esteve à frente do consórcio dos municípios. Ele participou do Peperi Entrevista e disse que o CONDER é um instrumento estratégico para o desenvolvimento regional. Weschenfelder comentou que os últimos dois anos foram marcados por muitos desafios oriundo do período da pandemia, mas o CONDER conseguiu desenvolver ações e soluções para os problemas das prefeituras. O prefeito destacou que Consórcio é uma experiência única que vem contribuindo muito para a melhoria dos serviços prestados pelos municípios para os moradores da região extremo-oeste.

O CONDER tem dois programas funcionando a pleno vapor com resultados positivos para as prefeituras. Um deles é o de licitações compartilhadas que permite a compra coletiva de materiais e produtos para os municípios. De acordo com o presidente do Conder, Claudio Junior Weschenfelder, esse mecanismo gera economia para as prefeituras na medida em que as compras passam a ser em maior volume, impactando no preço. Ele citou que somente a compra de lâmpadas de LED gerou uma economia de 30 por cento para as prefeituras. Neste ano, o CONDER fez a compra coletiva de cerca de 50 itens para os municípios da região. Weschenfelder citou que esse programa deve ser aprimorado e ampliado nos próximos anos.

Outro programa do CONDER que está em andamento com resultados importantes para a região é o de gestão ambiental. O presidente do Consórcio, Claudio Junior Weschenfelder, destacou que o Conder Ambiental agilizou o processo de análise e liberação das licenças ambientais. Ele citou que o tempo resposta médio foi de 12 dias neste ano. No caso de empreendimentos que exigem as três autorizações, ou seja, as licenças prévia, de instalação e operação, o tempo médio de 50 dias. Weschenlfeder comentou que o programa agilizou os processos, mas sem vender facilidades ou pular etapas desprotegendo o meio ambiente. Ele ressaltou que o programa de gestão ambiental se consolidou nos últimos dois anos resolvendo uma dificuldade antiga da região.

A usina de asfalto será o terceiro grande programa do CONDER para desenvolver o extremo-oeste. Segundo o prefeito Claudio Junior Weschenfelder, a atual diretoria do consórcio superou todas as etapas para implantar a usina: recebeu quatro milhões e meio de reais do governo federal, mais cinco milhões do estado, comprou todos os equipamentos e já contratou os coordenadores das equipes da usina. Weschenfelder disse que a estrutura que vai produzir massa asfáltica para os municípios está bem encaminhada e entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2023.

Foto(s): Cristian Lösch / Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.