27.11.2025 às 19:32h - atualizado em 27.11.2025 às 19:34h - Educação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira, 27, projetos de lei que criam duas novas universidades federais: a Unind, Universidade Federal Indígena e a UFEsporte, Universidade Federal do Esporte. Durante o discurso, o petista reforçou a importância da educação e comentou sobre o papel do Estado para a comunidade indígena.
O projeto foi encaminhado ao Congresso Nacional nesta quinta-feira, 27, e os grupos técnicos interministeriais responsáveis pelo desenho das instituições atuarão ao longo de 2026. A previsão é de que as universidades entrem em funcionamento em 2027.
Em abril do ano passado, o governo federal instituiu um grupo de trabalho para subsidiar a criação e a implementação de uma universidade indígena no país. Segundo a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, a medida é uma “valorização dos saberes indígenas”.
Já em relação a Universidade do Esporte, ela será voltada a jovens de baixa renda, com ofertas variadas e aulas com profissionais de diversas modalidades.
Fonte: R7
Comentar pelo Facebook