27.11.2025 às 17:35h - São Miguel do Oeste
A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste aprovou em primeiro turno no dia do doador de sangue um projeto de lei que visa a isenção da taxa de inscrição em concursos públicos e processos seletivos para doadores de sangue em São Miguel do Oeste.
O texto é de autoria da vereadora Cris Zanatta, e de acordo com o projeto, o benefício será concedido às pessoas que comprovarem a doação com um laudo ou certificado emitido por hemocentros ou entidades credenciadas. Conforme a proposta, a documentação deve ter validade de até seis meses e pode ser renovada com uma nova doação.
Para ela, a proposta visa reconhecer e valorizar os doadores do município, além de incentivar novas pessoas a doarem sangue. O texto ainda passará por segunda votação antes de ser enviado para sanção do prefeito Edenilson Zanardi.
A doadora Graciele Dal Magro definiu a aprovação do projeto em primeiro turno como um reconhecimento aos doadores de sangue do município. Ela disse que é doadora há 25 anos e o projeto aprovado nesta semana visa beneficiar principalmente os professores e demais profissionais que fazem concursos e processos seletivos com frequência e que não precisarão mais pagar a taxa de inscrição.
Ela lembrou que essa mesma lei já existe em outros municípios da região e comentou que atualmente estão cadastrados no Hemosc de Chapecó, quase dois mil doadores de São Miguel do Oeste.
Ela acredita que com o ponto de coleta no município o número aumentará consideravelmente não só de São Miguel, mas da região da Ameosc e Amerios.
Comentar pelo Facebook