27.11.2021 às 07:12h - atualizado em 27.11.2021 às 14:31h - Educação

Estudantes reclamam de questões longas e complexas no Enem 2021

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Estudantes reclamam de questões longas e complexas no Enem 2021
Foto Arq: Marcos de Lima/ Portal Peperi

O quadro Ponto e Contraponto do programa Boa Tarde Peperi abordou nesta semana o Enem 2021. O primeiro dia de provas foi realizado no último domingo, 21, e contou com a participação de aproximadamente 650 pessoas em São Miguel do Oeste.

O exame foi aplicado no campus da Unoesc, no bairro Agostini, assim como no campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), e na oportunidade os estudantes responderam questões de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação. Ao todo, cada disciplina possui 45 questões.

Neste próximo domingo, 28, ocorre a realização da segunda parte das provas, desta vez com questões voltadas a Matemática, Códigos e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Novamente, as provas serão aplicadas no campus da Unoesc.

O jovem Vinicius Camberto, de 17 anos, que é morador do bairro Estrela, disse que o primeiro dia de provas foi extremamente cansativo. Ele é estudante da Escola São Miguel e ressaltou a importância da preparação em sala de aula antes das provas do Enem. Para o aluno, o tema da redação não foi complicado, porém, frisou que o exame não precisa ser tão complexo. Camberto ressaltou que o Enem é fundamental, mas precisa de ajustes para estar mais atualizado.

Já Vinicíus Frazolo, de 18 anos, realizou a prova pela primeira vez e avaliou que o modo de aplicação e as questões são complexas e longas, o que acaba deixando os candidatos extremamente cansados. Bruna Pilger, de 17 anos, reside no bairro Santa Rita e também realizou as provas do Enem no último domingo em São Miguel do Oeste. Ela salientou que a preparação foi fundamental para uma boa prova. Para a estudante, as questões também foram bem complexas e a redação fugiu totalmente do esperado.

Franciele Machado, de 18 anos, pontuou a preparação na escola, porém, frisou que a conciliação entre trabalho e estudos acabou dificultando um melhor entendimento das perguntas no dia do exame. Ela admitiu que não conseguiu se dedicar como gostaria para se preparar para o Enem 2021.

O programa também conversou com o professor de matemática e química, Ari Schwendler e ele declarou que a preparação para o Enem não deve ocorrer apenas com estudantes do terceiro ano, mas sim, desde o primeiro ano do Ensino Médio. Conforme ele, outro ponto fundamental para uma boa nota no Enem é o aluno estar concentrado e tranquilo para realizar as provas.

Segundo ele, o Enem deste ano seguiu os padrões de anos anteriores com questões bem elaboradas e extensas. Para Schwendler, um ponto negativo para os estudantes é conciliar estudos e trabalho, visto que vários acabam priorizando o trabalho e deixando de lado a dedicação aos estudos.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.