27.11.2020 às 08:40h - atualizado em 27.11.2020 às 08:42h - Meio Ambiente

Chuva deve retornar a Santa Catarina em dezembro

Diógenes Di Domenico

Por: Diógenes Di Domenico São José do Cedro - SC

Chuva deve retornar a Santa Catarina em dezembro

O verão inicia em 21 de dezembro e traz com ele a tão esperada chuva para Santa Catarina. Essa previsão otimista para o próximo trimestre é da Epagri/Ciram, que indica chuva próxima a média em dezembro e acima da média nos meses de janeiro e fevereiro. O indicativo de precipitação acima da média é maior para o Litoral.

A segunda quinzena de dezembro é mais chuvosa em relação à primeira. Em dezembro a média mensal será de 130 a 150 mm no Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, de 150 a 190 mm no Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis. Em janeiro e fevereiro a média a mensal será de 150 a 190 mm do Oeste ao Planalto e no litoral Sul, com média chegando a 200 e 230 mm na Grande Florianópolis e Litoral Norte.

Segundo boletim emitido pela Epagri/Ciram, boa parte da chuva do trimestre está associada à convecção devido ao calor da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. Já a chuva mais significativa normalmente ocorre devido à passagem de frentes frias pelo litoral. Por sua vez, os episódios de chuva mais intensa estão associados a influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM), sobretudo no Oeste e Meio Oeste.

Como será a temperatura no verão

A previsão é de temperatura próxima a média climatológica em SC, calor típico da estação. Em dezembro ainda podem ocorrer episódios isolados com temperatura mais baixa na madrugada e amanhecer, com geada fraca e isolada nas áreas altas do Planalto Sul.

Com relação à temperatura do mar, nos meses de outubro e novembro de 2020 as águas no Pacífico Equatorial apresentaram ampla área de resfriamento com anomalia de -1,0°C e -2,0°C, configurando o fenômeno La Niña. Nos próximos meses persiste a atuação da La Niña, com intensidade moderada a forte e pico máximo em janeiro. O fenômeno se estenderá até o primeiro semestre de 2021.

As meteorologistas da Epagri/Ciram Gilsânia Cruz e Marilene de Lima destacam que no verão é frequente a incidência de temporais com granizo e ventania no território catarinense, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto intervalo de tempo. Por isso, elas recomendam o acompanhamento diário das informações e dos boletins disponibilizados no site desse centro de pesquisa.

Fonte: Epagri

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.