27.10.2022 às 14:49h - Geral
O município de Bandeirante já conseguiu contabilizar o tamanho do estrago causado pelo temporal de granizo que atingiu algumas comunidades do interior na última semana. De acordo com o secretário de Administração, Eder Marcon, o levantamento realizado apontou danos em 82 residências, sendo a comunidade de Novo Encantado a mais atingida.
Houve também um índice expressivo de doações por parte da comunidade e de entidades e a própria Defesa Civil municipal organizou algumas ações de auxílio. A Defesa Civil estadual também já disponibilizou nesta semana para os atingidos, kits humanitários compostos por colchões e travesseiros e nesta quinta-feira, 27, vai realizar a entrega de telhas de fibrocimento. Ao todo, são necessárias 2.113 telhas, o que equivale entre 25 a 30 telhas por residência.
Eder salientou que o município está sob o decreto de emergência que permite que as famílias acionem os seguros tanto de residências quanto das plantações afetadas. Esse documento também é fundamental para agilizar as ações da própria Administração. Desde o ocorrido, equipes da prefeitura trabalharam intensamente para atender os moradores e também para amenizar os danos sofridos por eles.
O secretário de Administração orientou que as famílias que não tinham seguro e já fizeram a cobertura das casas devem guardar as notas fiscais dos produtos comprados. Nesses casos os moradores devem esperar, pois a prefeitura precisa de meios legais para auxiliar nesse sentido. Já aqueles que ainda não cobriram suas casas devem aguardar o material da Defesa Civil estadual nesta tarde de quinta-feira, 27. No caso de moradores com seguro, esses não serão auxiliados nesse sentido com os kits da Defesa Civil e do município.
Eder Marcon declarou que além das residências danificadas, os prejuízos na Agricultura também são expressivos. Os danos no setor, aliados aos prejuízos em galpões e outras estruturas ultrapassam a cifra de R$ 4 milhões.
Comentar pelo Facebook