27.10.2020 às 11:06h - atualizado em 27.10.2020 às 18:12h - Bombeiros

Vídeo: Bombeiros demarcam área permitida para banho no Rio Uruguai em Mondaí

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Vídeo: Bombeiros demarcam área permitida para banho no Rio Uruguai em Mondaí

De acordo com o comandante do quartel de Iporã do Oeste, sargento Oldair Schmitz, o período quente do ano, o nível baixo dos rios e a temperatura agradável da água têm atraído muitas pessoas para locais onde seja possível o banho, principalmente nos finais de semana.

O sargento destaca que considerando estes fatores, e também que casos de afogamento já foram registrados na região, este ano o Corpo de Bombeiros adiantou o serviço de demarcação das áreas permitidas para banho no Rio Uruguai em Mondaí. Ele cita que a área demarcada é a mais segura para os banhos, mas mesmo quando o nível do rio aumenta pode oferecer risco devido à variação do nível.

O comandante enfatiza que após a área demarcada com bóias há um local com paredão de pedras e uma vala que varia de seis a 12 metros de profundidade.

O sargento cita que os bombeiros também fizeram a conferência para identificar se não havia nenhum objeto cortante que pudesse ferir os banhistas.

O comandante do quartel de Iporã do Oeste lembra que os bombeiros aguardam a definição sobre o início da operação Veraneio, quando são disponibilizados na área de lazer em Mondaí guarda-vidas nos finais de semana e feriados.

Oldair Schmitz comenta que a orientação para evitar afogamentos e acidentes vale para todos, mesmo àqueles que sabem nadar. Ele chama atenção para o risco da ingestão da bebida alcoólica, considerando que o nado exige muita força física.

Com o nível baixo de água, o mergulho de cabeça deve ser evitado pelo risco da colisão em pedras.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.