27.10.2020 às 13:50h - Política

AO VIVO: Alesc escolhe deputados para o novo tribunal do impeachment

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

AO VIVO: Alesc escolhe deputados para o novo tribunal do impeachment
Foto: Reprodução / Alesc

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) escolhe nesta terça-feira, 27, os cinco deputados que vão compor o tribunal especial de julgamento do segundo pedido de impeachment contra o governador afastado Carlos Moisés (PSL), que trata do caso dos respiradores. A sessão, no plenário da Alesc, em Florianópolis, está marcada para as 14h.

Os deputados serão escolhidos por votação. De acordo com a assembleia, todos os deputados podem votar e ser votados. Cada parlamentar pode escolher cinco nomes, e é possível votar em si mesmo. Os cinco mais votados são selecionados para o tribunal especial de julgamento.

O tribunal especial de julgamento é formado por cinco desembargadores e cinco deputados estaduais. Os nomes dos desembargadores foram sorteados nesta segunda-feira, 26. O presidente será o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), desembargador Ricardo Roesler.

O pedido de afastamento apura suposto crime de responsabilidade no caso que envolve a compra de 200 respiradores a R$ 33 milhões pelo governo catarinense, pagos de forma antecipada e sem garantia de entrega durante a pandemia de coronavírus. A tentativa de contratação de um hospital de campanha em Itajaí também está incluída na denúncia.

Carlos Moisés já está temporariamente afastado do cargo por conta do primeiro processo de impeachment, que trata de um aumento salarial concedido a procuradores do Estado. Esse pedido de impeachment já passou pelo tribunal de julgamento, que decidiu pela continuidade do processo e afastou o governador por até 180 dias.

Nesta terça, a vice-governadora, Daniela Reinehr (sem partido), assumiu interinamente o governo.

Acompanhe:


Fonte: NSC Total

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.