27.09.2024 às 15:27h - atualizado em 27.09.2024 às 15:35h - Saúde
Campanha de prevenção ao câncer de mama terá parceria e uso de alta tecnologia. Itapiranga aderiu à campanha Outubro Rosa em parceria com o SESC, no Caminhão do Amor visando prevenção ao câncer. O município teve direito a 206 vagas para atendimento na unidade móvel que vai se instalar em Iporã do Oeste no período de 1 de outubro a 10 de dezembro.
Conforme a Secretária Municipal da Saúde de Itapiranga, Clair Heinen, o planejamento incluiu ampla avaliação e aprovação do Conselho Municipal da Saúde e projeto aprovado na Câmara de Vereadores. Também teve envolvimento dos profissionais do SESC para definir lista de pessoas para o atendimento. Clair menciona que o número de vagas foi limitado e por isso o projeto deve ter sequência com a presença da unidade móvel em Itapiranga.
A Secretária Municipal da Saúde considera que a procura foi muito boa, pois em apenas uma semana já foram preenchidas as vagas para mamografia de rastreamento para mulheres de 50 a 69 anos. Clair Heinen chama atenção que este é um exame de alta tecnologia e que visa justamente o rastreamento, quando o câncer é identificado na sua fase inicial e que não é constatado em outros tipos de exame. Também terá coleta de preventivo em mulheres de 25 a 64 anos.
Clair Heinen destaca que o Caminhão do Amor está conectado em tempo real com hospital de Barretos, interior de São Paulo, considerado um dos centros oncológicos mais modernos do Brasil e do mundo. Esta parceria permite que as mulheres tenham acesso ao que existe de mais avançado para diagnóstico do câncer.
A Secretária comenta que o Conselho Municipal da Saúde, já solicitou que o atendimento do Caminhão do Amor ocorra em Itapiranga, devido à grande demanda na saúde preventiva das mulheres. Clair Heinen elogia a atuação do Conselho Municipal, que participa dos planejamentos e tem envolvimento direto nas ações desenvolvidas na saúde.
Conforme a Secretária Municipal da Saúde a Campanha Outubro Rosa serve para sensibilizar as pessoas sobre a importância da prevenção. Clair Heinen reforça que a secretaria não interferiu na lista das mulheres contempladas nesta primeira etapa do Caminhão do Amor em parceria com o SESC.
Comentar pelo Facebook