27.09.2021 às 14:07h - Geral

"Precisamos discutir sobre" afirma conselheira Tutelar sobre Abuso e Exploração Sexual de Crianças

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

"Precisamos discutir sobre" afirma conselheira Tutelar sobre Abuso e Exploração Sexual de Crianças
Divulgação

Ações alusivas ao Dia de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil marcaram atividades em escolas de São José do Cedro, especialmente o colégio São José.

Segundo a conselheira Tutelar, Cleusa Klein, os estudantes do colégio São José confeccionaram cartazes com frases alusivas à campanha. As faixas e cartazes serão colocados próximos à prefeitura para alertar a população sobre o tema. Conforme a conselheira, em São José do Cedro são registrados dois casos de abuso ou exploração de crianças mensalmente.

Com as ações, o objetivo é mostrar que o assunto precisa ser debatido para evitar que crianças sejam vítimas. Ela destacou que na maioria dos casos os autores são próximos da família e em alguns casos acabam sendo o próprio familiar. As crianças vítimas de abuso ou exploração sexual apresentam alguns sinais que demonstram que foram vítimas.

Cleusa destacou que o primeiro sinal é a queda do rendimento escolar seguido da alteração de comportamento ou atitudes agressivas. O sentimento de culpa e o deixar de falar sobre o assunto com os filhos podem dificultar a ajuda às crianças vítimas de abuso ou exploração sexual.

Segundo a conselheira Tutelar, Cleusa Klein, dificilmente a vítima terá a iniciativa de falar sobre o assunto, por isso, a importância de discutir sobre o tema com as crianças. Uma das principais orientações é mostrar às crianças e adolescentes que nem todos podem tocar em seu corpo.

A conselheira destacou ainda que os registros podem ser feitos nos órgãos de segurança pública, como delegacias, além da sala do conselho tutelar. Após a denúncia, a vítima passa pelo procedimento de corpo de delito e também identificação do autor. As crianças também são acompanhadas pelos programas de suporte às vítimas.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.