27.09.2021 às 14:26h - atualizado em 27.09.2021 às 14:31h - Agricultura

Extremo-Oeste representa quase 24% do total da safra de milho silagem em SC

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Extremo-Oeste representa quase 24% do total da safra de milho silagem em SC
Foto: Tecnologia no Campo

A expectativa para a safra de verão 2021/22 em Santa Catarina é positiva, segundo a Epagri. O Extremo-Oeste tem expectativa de ser responsável por quase 24% do total de 9,2 milhões de toneladas de milho silagem em Santa Catarina. A informação é do gerente regional da Epagri, Sidinei Simon.

O estado catarinense deve plantar cerca de 222 mil hectares de milho silagem e um quarto disso é do Extremo-Oeste, ou seja, quase dois milhões de toneladas de produção são de responsabilidade da região. Mas o extensionista destacou que os agricultores estão sendo alertados devido a presença do fenômeno La Nina que ainda preocupa o órgão estadual.

Simon também comentou que a soja tem tido grande valorização devido a demanda internacional nos últimos anos. Ele disse que o estado catarinense possui cerca de 725 mil hectares de área plantada, sendo este um aumento de quase doze por cento se comparado a 2020. A soja, de forma histórica, consegue se manter mesmo em períodos climáticos desfavoráveis. O município de Palma Sola é destaque na produção de soja no Extremo-Oeste..

A atividade leiteira continua sendo a principal fonte de renda dos produtores do Extremo-Oeste. Mesmo estando fora do levantamento feito pela Epagri, o extensionista, Sidinei Simon comentou que a atividade está presente em grande parte das propriedades na região. Em segundo, o extensionista destacou a produção do milho silagem que também representa um número expressivo de áreas plantadas.

Simon destacou que isso se deve a pecuária de leite que demanda do milho silagem para o balanceamento na alimentação do gado leiteiro. Já na plantação de feijão, a queda é bastante significativa em Santa Catarina. Segundo o Cepa, para esta safra o estado deve plantar cerca de 31 mil hectares, uma área três por cento menor do que no ciclo agrícola anterior. A queda vem sendo registrada nos últimos cinco anos.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.