27.09.2021 às 14:18h - atualizado em 27.09.2021 às 14:48h - Geral

Conder deve integrar mais seis novos municípios pelos próximos meses

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Conder deve integrar mais seis novos municípios pelos próximos meses

Os municípios de Santa Terezinha do Progresso, Saudades, Caibi, Tigrinhos, Cunha Porã e São Lourenço do Oeste devem integrar o Consórcio. O Conder Ambiental também estará disponível para atender os municípios.

De acordo com a secretária do Executivo do Conder, Jussara Reginatto, os pedidos de filiação foram apresentados ao Consórcio na última semana. Atualmente são 21 administrações que fazem parte do consórcio, e com a integração de outras seis, o número salta para 27 cidades consorciadas.

Recentemente esteve tramitando em algumas Câmaras de Vereadores projetos que limitam os benefícios para os novos municípios que solicitassem a integração ao Conder. Um dos benefícios que não deverá contemplar as novas administrações são os futuros serviços da usina de asfalto. Por meio do Conder, os prefeitos buscam baratear os custos de serviços ou itens necessários para maquinários ou veículos dos municípios.

A proposta de convênio entre Conder e Governo Estadual para instalação da usina de asfalto em São Miguel do Oeste deve sair do papel nos próximos dias. Esta é a expectativa dos municípios integrantes do Consórcio.

Segundo a secretária do Executivo do Conder, Jussara Reginatto, a proposta ainda está sendo avaliada pelo estado. Em primeiro de junho deste ano, uma comitiva de aproximadamente quinze prefeitos estiveram reunidos com o governador, Carlos Moisés, para solicitar valores extras não previstos pelos administradores. Na época, foram solicitados cerca de R$ 2 milhões para construção da sede da usina, além de meio milhão por município integrante do Consórcio para capital de giro. Ao todo foram solicitados cerca de R$ 12,5 milhões.

Jussara destacou que este seria mais um meio de otimizar os trabalhos nos municípios integrantes do Conder.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.