27.08.2025 às 11:03h - atualizado em 27.08.2025 às 11:12h - Saúde
O aumento do repasse de recursos para o Consórcio Intermunicipal de Saúde gerou avanços importantes nos atendimentos para pacientes de São João do Oeste. Em menos de três meses, as filas para a maioria das especialidades estão zeradas. No início de junho, a Câmara de Vereadores aprovou e o município aumentou o repasse de recursos para o CIS AMEOSC, passando de R$ 20 mil para R$ 45 mil por mês.
Conforme a Secretária de Saúde, Cleide Rempel, o objetivo é de proporcionar mais consultas, exames e procedimentos para reduzir o número de filas, especialmente em média e alta complexidade.
“Alguns pacientes estavam na fila há anos e agora nós conseguimos agilizar. As necessidades são atendidas uma ou duas semanas após o requerimento” lembra Cleide.
Entre as demandas que ainda necessitam de atenção, está o exame de colonoscopia, uma novidade no município e psicologia.
“É natural a grande procura pelo serviço de colonoscopia, pois não era prestado anteriormente. Já a outra área com número significativo de pacientes na fila de espera, é de psicologia, que ainda preocupa” destaca a Secretária.
Ocorre avaliação para uma nova estrutura, com aumento de profissionais, para tratar a saúde mental. Entre os principais avanços, a Secretária da Saúde, aponta exames de ultrassonografia e próteses dentárias. Segundo ela, o contexto é bastante favorável para mais melhorias na estrutura da saúde de São João do Oeste.
Comentar pelo Facebook