27.08.2021 às 17:25h - atualizado em 27.08.2021 às 17:30h - Geral
A criação de abelhas ganha espaço em Itapiranga e com boa alternativa de renda complementar e até como principal economia da propriedade rural. No ano passado o município contabilizou colheita de 80 toneladas e deve aumentar o volume com novas capacitações que estão sendo oferecidas.
Conforme o secretário da Associação dos Criadores de Abelha de Itapiranga, cresce a capacitação dos apicultores e com manejo diferenciado gera expectativa de aumentar a produção em 2021.
Segundo Jurandir Düngersleber, atualmente são 35 associados ativos em busca de trabalho mais eficiência no métodos de manejo e colheita do mel. Ele considera que o momento já é favorável para a produção de mel, com floradas que se antecipam a primavera e geram boa fonte de matéria prima.
O secretário da Apita informa que é frequente a manifestação de criadores interessados em terem capacitação. De acordo com Düngersleber, a busca por melhor qualidade do mel mostra que a produção é uma boa alternativa de renda em pequenas propriedades agrícolas.
O curso de Assistência Técnica e Gerencial em parceria com o Senar contempla criadores de abelha de Itapiranga. Segundo Düngersleber, esta capacitação contribui de maneira significativa para o manejo correto das colmeias.
Ele cita ainda a parceria com a Epagri que oferece suporte com treinamentos visando melhorar a qualidade e a rotulagem correta do mel que será comercializado.
Comentar pelo Facebook