27.06.2025 às 15:58h - atualizado em 27.06.2025 às 15:59h - São Miguel do Oeste
A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste aprovou nesta sexta-feira, 27, uma moção de apelo solicitando a adesão do município ao programa federal "Mais Acesso a Especialistas" — também conhecido como "Agora Tem Especialistas". A iniciativa, criada pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo principal reduzir as longas filas de espera por atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS).
A proposta foi apresentada pelos vereadores Ana Flávia Moreira e Adilson Pandolfo, ambos do PT. Eles destacam a urgência da adesão ao programa ao citar dados preocupantes em abril de 2024, cerca de 100 mil catarinenses aguardavam por cirurgias eletivas. Embora não haja números específicos para São Miguel do Oeste, o município é considerado referência regional no Extremo Oeste e também enfrenta gargalos no atendimento especializado.
Com investimento previsto de R$ 2,4 bilhões em 2025, o programa federal pretende agilizar consultas, exames e diagnósticos em áreas prioritárias como oncologia, cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia. A ideia é oferecer um atendimento mais organizado e integrado, com uso de tecnologias como a telessaúde.
“A adesão ao programa permitirá ampliar e qualificar os serviços especializados aqui no município. A população será a principal beneficiada, especialmente quem depende exclusivamente do SUS”, explicam os autores da moção.
Segundo o Ministério da Saúde, apenas 10% dos médicos especialistas atuam exclusivamente no SUS. Para ampliar o atendimento, o programa também permitirá que hospitais privados e filantrópicos atendam pacientes da rede pública, com abatimento de dívidas com a União.
A moção foi enviada ao prefeito e à secretária municipal de Saúde, com o pedido formal de que São Miguel do Oeste entre no programa o quanto antes.
Fonte: Ascom
Comentar pelo Facebook