27.06.2022 às 10:25h - Geral
A Celesc de São Miguel do Oeste já vem registrando um aumento no consumo de energia elétrica em razão do inverno. De acordo com o gerente comercial da empresa, Cléber Sima, tradicionalmente com a chegada do frio os consumidores fazem uso com frequência de equipamentos para amenizar as baixas temperaturas. Conforme ele, o aumento é percebido principalmente nas residências e não em setores comerciais.
Segundo Sima, os relatórios com os dados oficiais de consumo são finalizados apenas no final do mês e por isso o que a companhia tem no momento são os dados preliminares que já apontam aumento no consumo de energia elétrica nesses primeiros frios do ano.
Ele garantiu que os principais responsáveis pelo alto consumo de energia elétrica neste período de inverno são os aquecedores e o chuveiro elétrico. Ele destacou que os aquecedores menores são os piores vilões nesse sentido de consumo, fazendo que haja um aumento de até 20 quilowatts ao dia dependendo da quantidade de uso.
Para amenizar o impacto no final do mês, a orientação é usar aquecedores maiores de óleo que mantêm as temperaturas aquecidas por mais tempo e diminuem o consumo excessivo de energia elétrica.
Os consumidores também não devem exagerar na temperatura em relação ao ar condicionado, sendo que o correto é deixar a temperatura entre 22ºC e 23ºC, evitando exageros e gastos desnecessários ao longo do mês. Já em relação ao chuveiro, a única forma de economizar é diminuir o tempo de banho.
Cléber Sima abordou ainda sobre o uso de cartões de crédito no pagamento de faturas em atraso na regional de São Miguel do Oeste. Ele comentou que a procura está expressiva e vem aumentando a cada semana, porém, um dos únicos empecilhos é ainda a questão de limite no cartão de crédito que impede que o parcelamento ocorra para alguns clientes.
Comentar pelo Facebook