27.05.2021 às 09:51h - Geral
A Mata Atlântica sofreu desmatamento entre os anos de 2019 e 2020 em Santa Catarina. São 887 hectares a menos, ou seja, uma área que equivale a quase 900 campos de futebol. Com isso, SC passa a ocupar o quarto lugar no ranking dos Estados que mais agridem um dos principais biomas do país. As informações são do Atlas da Mata Atlântica lançado na quarta-feira, 26.
O estudo é realizado desde 1989 pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, unidade vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. A divulgação dos dados ocorreu na véspera da data em que é celebrado o Dia Nacional da Mata Atlântica, 27 de maio.
Considerada fundamental para garantir qualidade de vida, a Mata Atlântica está presente nas áreas urbanas e rurais de Santa Catarina. Em 2019, de acordo com o Atlas, foram desmatados de forma irregular 710 hectares no Estado.
De acordo com o Atlas atual, o desmatamento se intensificou em 10 dos 17 estados que compreendem o bioma: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Espírito Santo.
A Mata Atlântica ocupa uma área de 1.110.182 km², equivalente a 13,04% do território nacional, e abriga diversas formações florestais além de restingas, manguezais, campos de altitude, brejos e encraves florestais.
Os três estados que mais desmataram no período anterior seguem no topo do ranking, embora mostrem ligeiras reduções em seus índices: Minas Gerais, Bahia e Paraná. Junto de Santa Catarina e do Mato Grosso do Sul, respectivamente o quarto e o quinto da lista, eles acumulam 91% da perda de vegetação da Mata Atlântica entre 2019 e 2020.
Fonte: NSC
Comentar pelo Facebook