27.03.2021 às 05:54h - Política

Carlos Moisés é afastado pela segunda vez e Daniela Reinehr assume governo do Estado

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Carlos Moisés é afastado pela segunda vez e Daniela Reinehr assume governo do Estado
Divulgação

O tribunal de julgamento do segundo pedido de impeachment contra o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, aceitou parcialmente nesta sexta-feira, 26, a denúncia contra ele no caso da compra dos respiradores. Com isso, Moisés será afastado do cargo por até 120 dias a partir da próxima terça-feira, 30. Enquanto ele não estiver no posto, o estado será comandado pela vice-governadora, Daniela Reinehr.

O pedido de impeachment está relacionado à compra dos 200 respiradores por R$ 33 milhões com dispensa de licitação, feita no início da pandemia da Covid-19.

Como a denúncia foi aceita, Moisés será julgado por crime de responsabilidade em outra data a ser definida. Se for condenado, perde o cargo de forma definitiva e Daniela Reinehr assume. Essa é a segunda vez que ele é afastado do cargo em cinco meses.

Os cinco desembargadores e um dos cinco deputados estaduais integrantes do tribunal especial de julgamento entenderam que o chefe do Executivo teria conhecimento da compra dos equipamentos sem a observância das prescrições legais. Por isso, ele será afastado. A sessão foi virtual, começou às 9h05 e terminou por volta de 23h30.

Votaram parcialmente favoráveis à abertura do processo de impeachment os desembargadores, Rosane Portella Woff, Sônia Schimitz, Roberto Pacheco, Luiz Zanelato e Luiz Forneroli.

O único deputado que votou pela abertura do procedimento foi Laércio Schuster do PSB. Já os parlamentares Marcos Vieira, José Milton Scheffer, Valdir Cobalchini e Fabiano da Luz votaram contra o processo.

Após o resultado, o governador Carlos Moisés disse através de uma rede social que acredita na Justiça e que "não há justa causa para o impeachment, já como atestaram o Ministério Público, o Tribunal de Contas e a Polícia Federal".

A vice-governadora Daniela Reinehr, que assumirá como governadora durante o afastamento de Moisés, se manifestou sobre o resultado do julgamento em uma rede social.

“Recebi o resultado com tranquilidade e a responsabilidade de trabalhar para que Santa Catarina supere esse momento crítico da segunda onda da pandemia de forma efetiva. Buscarei a união de esforços para imunizarmos e darmos atendimento hospitalar e imediato à população. Teremos a mesma atenção para com a economia, evitando danos ainda maiores. O governo irá dialogar com todos os poderes e setores da sociedade para as soluções e o bem de todos”, afirmou.

Fonte: G1SC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.