27.01.2022 às 10:33h - atualizado em 27.01.2022 às 13:50h - Prefeitura

Itapiranga é contemplada com 119 mil reais pelo programa Itaú Social

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Itapiranga é contemplada com 119 mil reais pelo programa Itaú Social
Foto: Ascom

A secretaria municipal de Assistência Social de Itapiranga elaborou um projeto de combate ao abuso e à exploração contra crianças e adolescentes, denominado de “Um bairro contra o silêncio: em defesa da vida”. O material elaborado pelos profissionais da secretaria foi selecionado pelo programa Itaú Social, que irá aportar R$ 119 mil e 500 reais para a realização do projeto no município.

O projeto concorreu a nível nacional.

A ação é direcionada para os adolescentes acima de 12 anos de idade, alunos da rede municipal e estadual de ensino do 6º ao 9º ano.

Conforme a secretária de Assistência Social, Simone Felin, será a continuidade do projeto desenvolvido com os alunos da Educação Infantil e séries iniciais, até o 5º ano, das escolas municipais e estaduais, no ano de 2021.

Simone cita que na Educação Infantil foi usada a obra “PiPo e Fifi”, por ser um material mais lúdico, e nas séries iniciais “Não me toca seu boboca”, juntamente com manuais para os professores.

A secretária comenta que com este novo projeto, a secretaria municipal de Assistência Social tem como finalidade alcançar o maior número possível de adolescentes do município de Itapiranga.

De acordo com Simone Felin, a atividade a ser desenvolvida é de extrema importância para enaltecer ainda mais o 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O tema será trabalhado durante todo o ano de 2022 nas unidades escolares. Atualmente o índice de denúncias e atendimentos de violações de direitos contra crianças e adolescentes é alto no município, chegando a 50 casos no período de junho de 2020 a dezembro de 2021.

Para seguir com o projeto, as equipes técnicas da secretaria optaram por uma obra literária que aborda o tema de maneira específica e adequada. A secretária disse que foram analisadas diversas obras relacionadas ao assunto, sendo escolhida para o desenvolvimento do projeto “Um bairro contra o silêncio: em defesa da vida”, um recipiente personalizado com álcool em gel de 500 ml e um recipiente personalizado com álcool em gel de 50 ml de modelo chaveiro, alusivos ao combate do abuso sexual infantil para serem destinados a cada adolescente que será contemplado com o livro.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.