26.11.2025 às 11:02h - Mundo
Um incêndio de grandes proporções atingiu, nesta quarta-feira, 26, vários arranha-céus de um complexo residencial em Hong Kong, deixando ao menos 13 mortos e 15 feridos, segundo informações do governo local. As chamas se espalharam rapidamente entre os prédios, produzindo uma densa coluna de fumaça e mobilizando centenas de equipes de emergência.
Até a última atualização, os bombeiros ainda não haviam conseguido controlar o incêndio, que avançou pela noite no horário local. A causa do fogo ainda não foi divulgada pelas autoridades. O Corpo de Bombeiros informou que várias pessoas permaneciam presas dentro dos edifícios, mas o número exato não tinha sido confirmado.
O complexo residencial Wang Fuk Court, localizado no distrito de Tai Po, ao norte do território, possui oito torres de 31 andares, somando cerca de dois mil apartamentos e abrigando aproximadamente 4,6 mil moradores, conforme censo do governo de 2021. O fogo atingiu sete das oito torres. Algumas delas estavam envolvidas por andaimes de bambu devido a reformas — estrutura que, somada aos ventos fortes, facilitou a propagação das chamas.
O governo informou que, das 28 vítimas contabilizadas até 9h15 (horário de Brasília), nove morreram ainda no local e outras quatro faleceram no hospital. Cinco feridos continuam internados, sendo três em estado crítico, um em estado grave e outro estável. Entre os mortos está um bombeiro, segundo a BBC, e outros membros da corporação também ficaram feridos.
O Departamento de Bombeiros recebeu o chamado às 3h51 (horário de Brasília) e enviou mais de 700 bombeiros ao local, inicialmente com alerta de nível 4 — posteriormente elevado ao nível 5, o mais alto da escala. Cerca de 400 policiais também foram mobilizados para apoiar o resgate e organizar a evacuação de dois quarteirões vizinhos.
A temperatura elevada dentro dos prédios dificultou a entrada das equipes, que relataram grande preocupação com o risco de desabamento e a permanência de moradores ainda presos. O incêndio manteve-se ativo por várias horas, e imagens mostraram pessoas na região observando as labaredas e registrando a cena, descrita por agências internacionais como um cenário de grande tensão.
Por medida de segurança, uma seção da rodovia Tai Po foi fechada e linhas de ônibus foram desviadas, segundo o Departamento de Transportes de Hong Kong. As equipes seguem trabalhando no resfriamento das estruturas e na busca por sobreviventes.
Fonte: G1
Incêndio de grandes proporções atinge complexo residencial em Hong Kong e deixa 13 mortos
Incêndio de grandes proporções atinge complexo residencial em Hong Kong e deixa 13 mortos
Incêndio de grandes proporções atinge complexo residencial em Hong Kong e deixa 13 mortos
Incêndio de grandes proporções atinge complexo residencial em Hong Kong e deixa 13 mortos
Foto(s): REUTERS/Tyrone Siu / REUTERS/Tyrone Siu
Comentar pelo Facebook