26.10.2022 às 17:19h - Geral
Na semana que vem vai começar em São José do Cedro o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti – LIRAa. Este serviço está previsto para ser executado em todo o território nacional e em Santa Catarina é realizado duas vezes ao ano. A informação é do agente de Endemias Matheus Romera.
O trabalho consiste em visitas nos bairros, loteamentos e área central de uma cidade, conforme definido pelo ministério e regional da Saúde. As comunidades rurais também serão visitadas. Assim, aquela localidade sorteada será vistoriada pelos agentes de endemias num trabalho de amostragem para procurar larvas do mosquito da Dengue. Depois de encerrado o levantamento é feito uma contagem para saber o índice de infestação do mosquito. Mas antes disso, o agente de Endemias explicou que todos os locais com armadilhas instaladas pelo setor de epidemiologia são desativados devido à mudança do trabalho. Romera prevê que ao menos 250 imóveis serão vistoriados.
Este levantamento deve ser realizado até o dia 25 de Novembro contemplando o trabalho de vistorias, coletas das amostras e encaminhamento delas para a regional da Saúde. Depois disso, será feito a análise e contabilizado o número de focos do mosquito da dengue encontrado neste levantamento.
Comentar pelo Facebook