26.09.2024 às 10:15h - atualizado em 26.09.2024 às 10:23h - Saúde
As principais doenças que afetam a população no mundo são as cardiovasculares, diabetes tipo 2 e o câncer e estão relacionadas ao estilo de vida e ao envelhecimento da população.
Conforme o médico Eduardo Dombrosky, esses problemas afetam milhares de pessoas e podem levar à complicações graves, como ataques do coração, perda da função do rim e até a óbito, se não tratadas a tempo.
O médico ressalta que as doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC, são a principal causa de morte no mundo, pelo fato de seus fatores de risco estarem enraizados ao estilo de vida da população.
Dombrosky frisa que uma alimentação inadequada, sedentarismo, estresse e a não realização de exames preventivos, contribuem para o aumento da pressão arterial e do colesterol, que são os principais fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares.
Eduardo ressalta que entre os principais cuidados para evitar um possível AVC, está na mudança de hábitos do dia-a-dia, como por exemplo, fazer caminhadas, diminuir o uso de sal e de gordura na alimentação e fazer exames regularmente, para monitorar a saúde do coração.
Em relação à população idosa, o médico ressalta a importância de realizarem consultas e avaliações com especialistas que possuam foco e experiência com pessoas dessa faixa etária, a fim de diagnosticar e prevenir o possível surgimento das doenças.
Outra doença preocupante que se relaciona à complicações maiores das doenças cardiovasculares é o Diabetes tipo 2. Conforme o médico Eduardo Dombrosky, trata-se de uma doença crônica que gera consequências graves, como problemas no coração, rim, olhos e risco de amputações de membros do corpo.
Dietas ricas em açúcar, consumo exagerado de alimentos processados e a falta de atividades físicas, são os principais motivos pelo desenvolvimento da doença.
Dombrosky salienta a importância dos idosos manterem os cuidados redobrados em relação à doença, pelo fato de serem um grupo mais vulnerável e frágil.
Eduardo Dombrosky frisa que outra doença da qual um grande número de pessoas são diagnosticadas todos os dias é o câncer. O médico salienta que a doença é a segunda principal causa de morte no mundo.
Entre os tipos mais comuns estão o Câncer de Mama, próstata, estômago, colo retal e pulmão.
O médico salienta que fatores como o tabagismo, exposição solar e o sedentarismo, aumentam o risco de contrair a doença.
Dombrosky ressalta a importância da população manter uma alimentação saudável, fazer o uso de protetor solar, realizar exames de rotina com maior frequência, que podem detectar a doença em seu estágio inicial, aumentando as chances de tratamento e de cura.
Comentar pelo Facebook