26.08.2021 às 17:13h - atualizado em 26.08.2021 às 17:25h - Geral

São João do Oeste terá mão de obra própria em nova rede de água

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

São João do Oeste terá mão de obra própria em nova rede de água
Ilustrativa

São João do Oeste avança em uma meta importante no abastecimento de água. O investimento é considerado alto e com de recursos próprios, porém de grande importância. O drama com a falta de água é constante e a prefeitura mantém caminhões específicos para a função de puxar água bruta para a estação de tratamento na comunidade de Beato Roque.

Conforme o engenheiro sanitarista e ambiental, William Arenhardt, está em desenvolvimento o projeto do Rio Jundiá com investimento de dois milhões e 300 mil reais, além dos serviços que serão executados pela equipe do município.

Ele considera que os trabalhos realizados pela servidores públicos municipais tem duas vantagens consideráveis: o menor custo da obra e a facilidade na manutenção, pois os funcionários terão pleno conhecimento das instalações.

O projeto da rede de Água do Rio Jundiá, na comunidade de Vale Pio, até a estação de tratamento em Beato Roque é prioridade do governo de São João do Oeste. O sistema tem capacidade de 40 metros cúbicos de água por hora, com três estações elevatórias para o recalque da água e uma rede de cinco mil e 500 metros de canos.

Conforme o engenheiro sanitarista e ambiental, William Arenhardt, o município está investindo um milhão e 500 mil reais na compra da tubulação e conexões. Os frequentes reajustes de preço geram dificuldade e até mesmo desistência de licitação, pois as empresas não conseguem atender os pedidos. Com a realização dos serviços por parte da prefeitura, facilitou a obra, pois é necessário apenas a aquisição do material.

Máquinas da Secretaria de Transportes e Obras também são utilizadas nas escavações para a rede de água do Rio Jundiá. Moradores da comunidade serão contemplados com as melhorias, pois além da rede de água, o município está investindo 822 mil reais para instalação da rede elétrica trifásica.

Os serviços da energia estão sendo feitos por uma empresa terceirizada. William Arenhardt considera que o projeto é amplo e bem elaborado. Segundo o engenheiro sanitarista e ambiental este sistema vai solucionar o constante problema de falta de água para empresas e residência.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.