26.08.2020 às 14:30h - atualizado em 26.08.2020 às 14:45h - Política

SMO: Partidos preparam convenções e encaminham alianças para eleição

Marcos Meller

Por: Marcos Meller São Miguel do Oeste - SC

SMO: Partidos preparam convenções e encaminham alianças para eleição
Internet / Divulgação

O PSD deve intensificar a discussão para a definição do nome do pré-candidato a vice-prefeito. A informação é do presidente da sigla, Elias Araujo. Ele disse que se não houver coligação, o partido vai disputar a eleição com chapa pura. Wilson Trevisan é pré-candidato a prefeito. O PSD está conversando com algumas siglas, mas ainda não tem nada acertado. A data da convenção partidária ainda não foi definida. Sobre a eleição para vereador, Elias disse que o PSD já tem 18 pré-candidatos definidos, mas a relação final pode chegar a 20 postulantes as cadeiras do legislativo municipal.

A coligação entre PP e MDB para a eleição de novembro em São Miguel do Oeste deve ser confirmada oficialmente até a próxima terça-feira, dia primeiro de setembro. A informação é do presidente do PP, Gilmar Baldissera. Ele disse que a coligação deve envolver mais dois ou três partidos, entre eles o PSDB e o PSL. Gica é pré-candidato a prefeito pela sigla. O que ainda falta definir, de acordo com ele, é que partido vai indicar o candidato a prefeito e quem ficará com a candidatura a vice. O PP ainda não definiu a data da convenção partidária. A lista de pré-candidatos a vereador também está sendo definida. O objetivo é lançar o maior número possível de postulantes ao legislativo.

O MDB já tem data definida para a convenção partidária deste ano. A sigla vai se reunir no dia 15 de setembro, mas o objetivo é definir o nome do candidato a prefeito ou vice até o dia primeiro. O presidente do MDB, Carlinho Buratto, confirmou que a aliança com o PP está encaminhada. Se o acordo for pela cabeça de chapa, o nome deve ser o de João Grando. Se o MDB indicar o vice na aliança com o PP, outros nomes podem aparecer, como o Carlos Dagostini, Airton Favero, Gilberto Berte e Silvia Kuhn. A lista de candidatos a vereador pelo MDB ainda não foi definida.

O PT vai fazer parte da frente democrática junto com o PDT, PSB e PSOL para a eleição deste ano. De acordo com a presidente petista, Maria Tereza Capra, uma nova reunião do grupo está marcada para hoje à noite. O partido já definiu o nome de Adilson Pandolfo como pré-candidato para a eleição majoritária junto com Moacir Tomazel indicado pelo PDT. Falta acordar, segundo Maria Tereza, quem será o candidato a prefeito e a vice. O PT ainda não escolheu a data da convenção partidária e a relação de candidatos a vereador ainda está sendo discutida.

O PDT está discutindo uma aliança com os partidos da Frente Democrática mas ainda não tem nada confirmado. A afirmação é do presidente do partido, Moacir Tomazel. Ele disse que o PDT foi procurado por outras siglas, mas que não houve nenhuma conversa oficial fora do grupo que integra a Frente Democrática. Tomazel comentou que até o dia 30 o PDT vai tomar uma decisão. A sigla ainda não escolheu a data da convenção. Sobre a eleição para vereador, o PDT já tem 12 pré-candidatos ao legislativo, mas nominata de postulantes para uma cadeira de vereador pode chegar a 15 nomes.

O PSB e o PSOL confirmaram que vão compor a frente democrática para o pleito deste ano e estão definindo os detalhes para a eleição de vereador. O presidente do PSB, Arlindo Decandido comentou que o partido ainda não definiu a data da convenção. Ele disse que a sigla deve ter seis candidatos a vereador. O PSOL também não tem data escolhida para a convenção. O presidente do partido, Jean Carlesso destacou que o partido deve ter três candidatos para o legislativo, mas que o número ainda pode mudar. As candidaturas a vereadores também estão sendo discutidas pela frente para potencializar os nomes que vão concorrer as trezes vagas da câmara neste ano.

O PSL deve tomar uma decisão sobre as alianças para a eleição deste ano na próxima sexta-feira. A informação é do presidente do partido, José Dresch. Ele disse que a sigla analisa duas possibilidades: uma delas é a coligação do PSD e outra a formação de uma aliança com o MDB e o PP. O objetivo do partido é definir essa questão na reunião da executiva marcada para a próxima sexta-feira. O PSL deve realizar a convenção partidária entre os dias oito e dez de setembro. Dresch comentou que a lista de pré-candidatos a vereador ainda não foi definida.

O PL confirmou o nome do ex-vereador Nini Schanoski como pré-candidato a prefeito mas ainda não tem nada definido em relação as coligações. De acordo com o presidente da sigla, Sadi Erlo, o PL ainda está conversando com todos os partidos. Ele disse que a data da convenção ainda não foi marcada e que a nominata de candidatos a vereador teve ter 16 nomes. Já o PSDB tem conversas mais adiantadas com PP, MDB, PSL e PL A informação é da presidente do partido, Cris Zanatta Massaro. Ela citou que ainda não dá para indicar qual será a aliança da sigla para disputar a prefeitura. Cris também confirmou que o PSDB deve ter 10 pré-candidatos a vereador.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.